CONCILIAÇÃO
(Samuel da Mata)

Eventualmente, sempre alguém perde algo, as chaves, o troco, a senha e a conta da luz encabeçam a fila. O aborrecimento momentâneo é intenso, mas sempre misturado com um sentimento de autopiedade que chega a ser sarcástico. São verdadeiros quebrantos do ego a nos moldar o caráter, ensinando - nos o valor da tolerância e da complacência. Os perfeccionistas costumam ser insuportáveis.

As gafes, constrangedoras ou não, são bem vindas. Há, contudo, os erros deliberados, maquinados nas entranhas da alma e que tantos males causam. Aos outros: o ódio e a decepção, mas ao autor, que efeito apresentam? As piores chagas são aquelas invisíveis, pois corroem a paz e o respeito próprio.

Talvez, tu até consigas encarar friamente alguém a quem ofendestes, mas te sentirás apodrecido quando encarares a ti mesmo frente ao espelho. Imagine frente ao trono branco. O pedido de perdão ainda é o melhor indutor da paz e o verdadeiro exterminador da angústia. Provavelmente, nada mudará entre o ofendido e o ofensor, mas este alcançará a virtude de poder dormir em paz com seu travesseiro.
Samuel da Mata
Enviado por Samuel da Mata em 24/05/2016
Reeditado em 29/02/2020
Código do texto: T5645478
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.