Virgínia Lara 15 anos

“A juventude é um estado da alma”. Fazer 15 anos é entrar por essa porta.

Uma grande porta se abre à sua frente Virgínia!

Grandiosos sonhos invadem sua mente e seu coração: faculdade... profissão... viagens... amores, casamento...

Quantos sonhos juvenis mesclando-se com as responsabilidades que na mesma proporção chegam para roubar-lhe a infância!

Seu quarto não é mais o mesmo. Onde foram parar os brinquedos? Talvez tenham ido parar no sótão, ou na mão de alguma outra criança por aí. Já não quer mais aquela colcha colorida dos Dálmatas que você adorava. Pelas paredes estão espalhadas fotos extravagantes: cabelos coloridos... guitarras... bandas de rook: Avenged Sevenfold, Paramore... nomes estranhos.

Recados dos amigos estão por todos os lados. Na porta, paredes, janelas e agora até no teto. Seu espelho? Não há um espaço em que se possa ver a imagem, os recados e nomes dos amigos se atropelam para ganhar sua atenção.

Virgínia Lara! Quando entro no seu quarto fico meio perdida. Cadernos e livros sobre as camas, roupas, sapatos e CDs espalhados. Uma desordem total. Mas reconheço que esse é o seu espaço, e em sua casa, você tem de sentir-se bem e ser feliz. Creio que na hora certa você será capaz de organizar-se. O importante é que você tenha a cabeça no lugar e consiga programar-se para realizar seus sonhos e suas metas.

Agradeço a Deus pela sua vida e por suas qualidades, que em oração rogo para que cresçam junto com você.

Reconheço que algumas vezes me extrapolei com você e sua turma de amigos reunidos em casa. Perdoe-me! Mas nem sempre é fácil ser paciente com os próprios filhos adolescentes, e imagine que de vem em quando (quase sempre), nossa casa está cheia. São dois, cinco, dez amigos. Isso no trivial, sem contar as idas para a fazenda em São Brás de Minas, com direito até a acampamento e banho de rio.

Virgínia Lara! Abri esse espaço, para declarar que tanto eu, como seu pai, achamos que essa é uma de suas maiores virtudes: Fazer amigos! Você é rodeada deles!

Certamente sua presença deve ser agradável e seu papo, muito legal. Conserve seus amigos, Virgínia! Não os magoe nunca, pois sempre irá precisar deles; e cative outros. Seja leal, companheira e sincera. Amigos são para sempre!

Nos estudos, você tem assumido a maturidade de quem sabe o que quer. Sonha alto: “Astronomia”. Pode ser que até chegar o vestibular, mude de idéia, mas sonhar é preciso e realizar não é impossível.

Nos amores, imagino ser um pouco cedo para concordar com essa idéia. Mas, se é para ser feliz, e agindo com muito juízo, vale até um amor meio “Doidim”. (*)

Quanto à família! Somos suspeitos em declarar, pois a amamos tanto, que correríamos o risco de encobrir algumas imperfeições suas. É, para nós, uma filha encantadora, uma irmã especial, uma neta e sobrinha muito amada pelos avós e tios e uma prima muito querida.

Parabéns, Virgínia Lara! Que Deus a cubra de bênçãos, nesta data de seus 15 anos e todos os dias de sua vida. Que Ele esteja sempre à sua frente por todos os caminhos que tiver que trilhar, dando-lhe discernimento e guiando seus passos.

Nós te amamos muito! Felicidades!

Seus pais, irmão, avós tios, primos e muitos amigos. 02/01/2010

(*) "Doidim", apelido do namorado.

Maria Helena Camilo