15 Anos!!

Querida Caroline!!

Grande tolice é ouvir alguém dizer que fazer quinze anos é o mesmo que fazer catorze, ou dezesseis. 15 anos é o ápice dos sonhos de menina. A linda festa cheia de amigos, a valsa, o vestido e os sapatos de salto, são a imagem do sonho que vira realidade. Nesse momento você se vê realizando todos os finais felizes dos contos de fadas. Sei que seu coração juvenil está a querer sair do peito. Vê tanta gente bonita, reunida para te desejar que esta passagem da sua vida seja triunfal. Seus pais, que te amam tanto, mas tanto, que você jamais será capaz de encontrar uma medida para esse tanto. Seus irmão, avos, tios e primos que formam essa família tão bonita em que você nasceu, e que vieram lhe desejar que tenha um futuro brilhante. Seus amigos e amigas, que durante todos esses anos tem compartilhado de suas alegrias e tristezas, de seus dias de sol ou nublados.

Esse é o seu momento! Você está radiante! Parece que demorou tanto para chegar esse dia, não foi? Engana-se linda flor! Como também nós nos enganamos um dia. O tempo é assim, quando o temos em abundancia, ele não chega nunca, e quando já não o temos, ele parece que voa.

Nossa vida, Caroline é como um rio. Todo rio nasce numa pequenina fonte, mas com o passar do tempo ela começa a crescer e correr... E depois que começa a correr não para mais até desaguar em algum mar. Assim será sua vida, ela irá fluir, fluir e fluir...

Daqui para frente enfrentará sempre situações, cada vez mais sérias e mais comprometedoras, a responsabilidade e o caráter estarão sendo formados nas suas atitudes, gestos e palavras. Aos poucos irá deixando para trás sonhos de menina, e dia após dia, irá se adaptando e se inserindo no mundo amadurecido. Não verá como depressa chegará os dezoito! Com eles, virá sua emancipação de fato, quando soltarás suas amarras do porto seguro. A realidade de enfrentar com seriedade a responsabilidade dos que se intitulam adultos.

Portanto Caroline! Desfrute, lenta e deliciosamente destes teus 15 anos, com respeito a você mesma em primeiro lugar, e depois aos seus pais que a educa com tanto amor. Que você possa passar pelos seus 15 anos, sem deixar saudades, assim como os 16 e os 17, porque esse tempo passará tão rápido, e mesmo que tiveres vivido todas as aventuras e oportunidades sem te queixares, irás com certeza nos dizer um dia: “Puxa, passou tão rápido!”

Enfim querida, peça a Deus que lhe proteja sempre, e agradeça a Ele que tudo lhe deu: a graça da saúde, a inteligência, a harmonia da família e dádiva de tão rara beleza.

Deixo a você Caroline, um verso de Machado de Assis de seu poema Menina e Moça.

Está naquela idade, inquieta e duvidosa,

Que não é dia claro e é já o alvorecer;

Entreaberto botão, entrefechada rosa,

Um pouco de menina e um pouco de mulher