O amplo sentido da vida
Não podemos usar das ferramentas que fazem com que os sonhos sejam realizados como muletas que quando soltas causam uma completa destruição de tudo que foi construído por quem é doente do coração. A própria construção, apesar de nascer para destruir o que existem de barreiras, é uma ponte para que cinzas sejam geradas para que o recomeço seja apenas a marca da jornada tão prazerosa. Persistindo em um ideal chegamos sempre além do ideal, o problema é que está na preguiça comum toda a esperança, todo o ressentimento.
A verdadeira paz é um templo interior transportado para várias guerras, a vida é dura apenas para os tolos que não encontram forças nas profundezas de uma tragédia ou condição dolorida que surgiu no decorrer da vida. Seria tão fácil vencer, que muitos preferem ser derrotados pelos próprios pensamentos negativos que surgem antes mesmo do dia começar. Dores físicas precisam ser suportadas até que o amor restaure toda boa saúde que veio quando a vida foi dada de graça.
Um ateu nega com orgulho a inexistência de Deus sem ao menos perceber que Deus é fé, que Deus é saber, que Deus é o todo que habita no senhor que vigora no coração de cada indivíduo, que Deus é um nome individual que diz para que seja feita a vontade de cada um em conflito com a vontade de outros que poderá evitar um confronto caso exista amor. Naturalmente preferimos ser atacados por um demônio com a bíblia na mão do que atacados por um demônio que tenha armas para que as nossas vidas sejam eliminadas ou a nossa liberdade seja destruída pelo preconceito moral. A falta de capacidade para ouvir todos os diferentes gritos que surgem no meio do vilarejo e no alto da montanha é apenas uma prova de que todas as milhões de informações conquistadas pelo homem moderno são inúteis para a criação de gênios que conseguem dominar as próprias emoções.
É maravilhoso ter a mão que quer tocar e quando toca fica cansada, é encantador ter a mão que se recolhe e em seu recolhimento toca no coração diante tudo o que se possui, é nobre ter a mão que é estendida para todos os indivíduos que se diminuem diante do bem e do mal exteriores como ponte para que nada de novo seja negado como forma de negar a própria vida.
Compreender que a vida tem sentido diante da eternidade é para quem consegue refletir através de um imenso poder de suportar a dor provocada pelos inimigos até que uma legião seja reunida para que obstáculos sejam superados. Fazer do trabalho e dos estudos um meio grandioso de transformação é dizer que o homem simples do vilarejo também possui todo o riso que precisa diante das coisas simples que consegue conquistar. A vida termina quando falta amor, o momento vale a pena ser vivido quando encontramos a chave que abre a porta daquilo que sempre estaremos em contradição apesar de que sempre estaremos reunindo longos momentos de prazer.
Escritor Joacir Dal Sotto