Amor e valores

Ainda que todos os exemplos de amor e o próprio amor sejam edificantes ao indivíduo não é na imposição de valores que teremos mais amor distribuído na humanidade. O amor é muito mais do que palavras e está além de qualquer preconceito. Não podemos ver amor em quem acredita estar ameaçado ao ver alguém que naturalmente é diferente e talvez até sinta ódio ou simples vontade de vingança.

A verdade de todos os valores ou sentimentos é que são apenas exalados sem que necessariamente tenhamos que escravizar o próximo com as nossas verdades. Uma verdade nunca é absoluta e toda verdade não passa de valores que estão diretamente relacionados ao momento que foram criados. Tudo o que é novo torna-se velho e tudo o que é velho é superado ou será engolido pelo que apenas o novo consegue enxergar.

Não podemos falar em amor enquanto que não podemos deixar o amor guardado no templo interior daqueles que conseguem atravessar o deserto em menos de quarenta dias. Amor e valores são tão naturais como a morte que atinge tristemente quem gera todas as possibilidades no amanhã. O que se vai é dolorido e o que existe é o agora que precisa ser aproveitado ao máximo, e o que existe é o agora que precisa seguir sem uma farda de ressentimento.

É fácil colocar a culpa no outro, o problema é ver os absurdos do outro como fonte primária para nobres reflexões. Quando uma opinião ou simples ideia está sendo discutida temos um pingo de amor, um pingo de loucura. O que elimina o forte e superior é o silêncio implantado pelos bárbaros que não saíram das profundas margens de um rio escuro.

Logicamente estamos de passagem como todos estão de passagem e não podemos fazer dessa passagem algo que não seja lembrado, algo que não seja a expressão do corpo despido ou do livro sacudido para que velhas marcações possam cair ao chão. Somos tão simples e complexos que no maior gesto de amor nos tornamos complexos, que no menor gesto de amor nos tornamos simples. A compreensão de amores e valores é que muitos que dizem ter amor atormentam a própria família, é que muitos que dizem ter valores não conseguem dormir em paz por não conseguirem escolher um caminho que seja honroso até o dia da morte.

Quando todos se forem nada mais importará e todos irão uma hora partir. O amor é o que importa, os valores é que acompanham quem decidi partir. Para definir o amor depende dos olhos de quem sabe olhar para as marcas do próprio sorriso que fica bailando na potência de quem consegue observar a necessidade de agir, para definir os valores é preciso dançar e gritar mesmo que a dança não agrade aos que não sabem dançar.

Escritor Joacir Dal Sotto .'.

Joacir Dal Sotto
Enviado por Joacir Dal Sotto em 24/04/2015
Código do texto: T5219098
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.