Um velho casal
Um amor que nasceu da necessidade moral de casamento e que ainda proporciona momentos especiais mesmo após muitos anos. As dificuldades vieram e os filhos deixaram dois apaixonados profundamente alegres. Muitas tentações acompanharam e apenas o prazer de respeitar o amor para todas as horas foi a base segura de um belo casamento.
Algumas vezes surgiu uma vontade de partir e apenas o desejo de ficar agradecido pelos bons momentos vivenciados foi o bastante para que novos momentos fossem criados. A sociedade prometia e mentia, e apenas quem realmente se amava e por quase todas as noites dormia crente de que bons ventos viriam estavam contentes. O trabalho não teve todos os frutos materiais desejados e os nobres sentimentos que nunca poderão ser vendidos ou comprados ficaram e continuam guardados em cada gesto.
Os netos dão sorrisos descontraídos em cada brincadeira e os filhos que não vieram ou partiram possuem elevados princípios repassados pelos pais apaixonados. O amanhã não tem necessidade de acontecer e o passado está repleto de flores deixadas pelo caminho. Hoje tem tudo o que um casal que juntos envelheceram para viverem maravilhosamente das coroas de ouro.
Apesar da liberdade para que cada um saísse com os seus amigos sempre existiu uma arte envolvida chamada de arte do amor. Um sempre gostou de jogos didáticos e uma sempre gostou de agradáveis leituras. Das pequenas diferenças o que nunca houve foi fraqueza em aprender um pouquinho da arte praticada pelo outro.
Viagens impensadas foram feitas na juventude do casal e viagens em família ou para rever familiares estão sendo feitas. Existe também aquelas viagens para conhecer novas paisagens, para sentir novos aromas. Mesmo não conhecendo todos os lugares uma semente de dois jovens religiosos que juntos chegaram na doce velhice do corpo se estabelecia uma união para ecoar na eternidade.
Claro que apenas risos não contemplaram a grandeza desse amor, as lágrimas também fizeram com que doenças fossem melhor suportadas e até superadas. Um amor que superou as expectativas da maioria que compareceu na festa matrimonial que por todas as noites era repetida pelo casal. A verdade de um amor que nunca precisou ser descrito por poetas famosos e que mesmo que não fosse observado pela sociedade foi a base de um lar que continua sendo um templo intocável da alta moralidade.
Escritor Joacir Dal Sotto​