A face desconhecida do egoísmo
Na essência de cada indivíduo permanece uma necessidade de eternidade e o fim da visão consciente é mais uma mentira contada por quem sofre. Ninguém é egoísta na totalidade arrogante que o egoísmo causa no coração dos fracos, ao mesmo tempo que o egoísmo é uma negação da coletividade por ser através do ego que exalamos amor. Com muita frequência pensamos sobre o que seremos, sobre o que somos e o que será de nosso eterno pensar.
Das tantas glórias que regem a vida humana em sociedade, com toda a certeza é o conhecimento crescente um dos caminhos que leva um sábio ao abismo. Não adianta conhecer todas as nações através de estudos detalhados se nas profundezas das emoções que ficam adormecidas existe a dor de nunca encontrar paz no presente. O conhecimento de si mesmo e o amor próprio significam muito mais que a dependência moral que vigora por toda a existência de quem é uma luz de afeto para a sociedade.
Quem muito pensa no passado é pelo passado sugado, é levado pelo ferimento de outrora que faz com que coração fique exposto ao ódio com o passar dos anos. Esperar pelo futuro é negar agir de forma que os gestos sejam eternizados. O passado e o futuro pertencem aos que não amam, do amor próprio ao amor pelos outros.
Um eterno sofrer não é o caminho dos nobres, os nobres persistem em viverem transparentes de maneira que todos os ajustes sejam feitos mediante o contato com o novo. O egoísta talvez seja a primeira peça na formação de uma sociedade melhor, por muitas vezes o egoísta é o melhor exemplo de que a maior causa é a própria causa que serve de modelo para quem olha o pessimismo predominar sem fazer o seu melhor para que ao menos um pouco de tudo seja transformado. O livre pensador é capaz de refletir e criar, a criação do livre pensador é fantasticamente uma ponte para que novos gênios possam cruzar sem caírem nas margens do rio com nome de preconceito moral.
Nem sempre conhecer é saber, o que existe são muitas glórias para alguns analfabetos e completo fracasso emocional para muitos doutores. A mensagem de compreensão e apoio incondicional aos fracos ou que se acham superiores, é que existe uma beleza muito maior que habita diferentemente em todos os corações humanos que na terra habitam, apesar de que poucas consciências são despertadas no ciclo da vida. Entre o poeta venerado por um grande público e o mago amado por si mesmo existem muitas diferenças, o poeta é escravo do público e o mago é livre sendo senhor de si mesmo, o poeta é uma máquina que na falta de amor produz ódio e o mago é um louco que na falta de ódio produz amor.
O pensar elevado está em agir através do coração, sabendo que antes do paraíso existe um anjo solto na terra para iluminar. A eternidade de quem faz o seu melhor é tão encantadora e verdadeira como a vida de um animal que com todas as armas que ele possui é defendida. Se no agora repousa todo o grito que irá ecoar na eternidade, que sejamos corajosos para não deixarmos para fazer depois o que ainda está fresco em nossos corações.
Escritor Joacir Dal Sotto​