Superação

Jerónimo exemplo de superação. Disputou a sobrevivência com sete irmãos, passaram fome, frio, desnutrição verminose...

Nasceu no Saco da Ema em Mato Seco Goiás, depois foi para água doce em Mimoso.

Voltou para o Mato Seco e morou em uma chácara. Aos dez anos foi resgatado por um sitiante que acabara de adquirir um terreno de vinte e cinco alqueires, que compadecido com a situação da família e enxergando a oportunidade de mão de obra futura, levou os para sua roça. Os pais dos meninos não ficavam por muito tempo no mesmo lugar, logo partiram. Ficaram o Francisco irmão primogénito e Jerónimo.

Lá aprenderam a lidar com gado lavoura...

Como todo filhote precisa voar, Jerónimo bateu asas e voou, ficando vinte anos sem dar noticias.

As más línguas disseram que ele havia morrido, causando muita dor em seus entes queridos.

Agora de volta para a família, ele conta suas aventuras: vários amores e decepções.

Passou por São Paulo capital, Sapezal, Campo de Júlia, Cuiabá, Bolívia... Voltando a Cuiabá, conheceu Delcy moça de origem alemã com quem está casado há cinco anos e tem com ela uma linda filha, Maria Eduarda.

Firmou residência em Claudia Mato Grosso. Lá aprendeu novos ofícios e não lhe falta trabalho.

Seu pai faleceu, a mãe casou-se novamente, os irmãos sobreviveram todos.

Como testemunha dos fatos e meio mãe, sinto-me orgulhosa por essa superação.

Helcina Natal
Enviado por Helcina Natal em 21/09/2014
Reeditado em 28/03/2023
Código do texto: T4970287
Classificação de conteúdo: seguro