"MESTRES... AMIGOS PARA SEMPRE..."

O legislador constituinte de 1988 erigiu a educação como um dos pilares fundamentais à consecução de uma sociedade mais justa, equânime e fraterna, posto que a mesma se constitui em um instrumento imprescindível ao desenvolvimento intelectual, moral e social do ser humano.

Mediante a educação formal ministrada em um ambiente de evidente respeito ao pluralismo das ideias e respeito à individualidade dos educandos, poder-se-á concretizar os altaneiros objetivos impostos pelos cultores da Carta Magna de 1988, quais sejam o desenvolvimento do espírito crítico, mola propulsora e inerente ao salutar exercício da cidadania.

Em um País de francas disparidades sócio econômicas como estas mostradas à saciedade pela mídia, este primado constitucional quase que acaba por tornar-se letra morta...

Escolas em péssimo estado de conservação, professores percebendo parcos vencimentos incompatíveis com a realidade da docência sempre a exigir um trabalho diuturno de pesquisa e aperfeiçoamento, livros vendidos a valores substancialmente elevados, tudo isto culmina em um quadro de desaprovação geral!

O ensino de minhas primeiras letras quis o Destino que coubesse à minha mãe, professora Yvonne! E que mestra foi ela! Quando do exercício de seu nobre mister no estabelecimento de ensino paulistano "EEPG Buenos Aires",teve ela ainda a subida honra de vislumbrar sua aluna Lilia Landi laureada na Bienal Infantil de São Paulo!

Não poderia olvidar de minhas inesquecíveis professoras do antigo primário, NILCE GOMES DO AMARAL ("In memoriam),NILDA DA GRAÇA GUIMARÃES LEITE E IGNEZ MARIA MENEZES, todas detentoras de irrefutáveis qualidades, notórias capacidades didáticas e sobretudo invulgares conhecimentos da natureza e psiquismo humanos...

Todas, sem exceção estimularam em suas aulas a leitura, a criatividade, a composição de textos, o respeito ao ao outro em suas múltiplas diferenças...

Já da época do ensino superior em Direito, minhas honras a este Insigne Mestre Dr. Alberto Marino Júnior,inteligentíssimo e aguerrido Promotor de Justiça que se notabilizou no Tribunal do Júri da Comarca de São Paulo ao representar a sociedade paulista vilipendiada, amedrontada e enraivecida diante do morticínio perpetrado pelos agentes do então Esquadrão da Morte!

Como já é esperado dos grandes vultos que permeiam nossa convivência acadêmica, jurídica e profissional, o Professor Dr.Alberto Marino Junior (hoje Desembargador aposentado do Colendo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) tanto em seu lapidar magistério como em seu cotidiano jamais se deixou conduzir pela tenebrosa sombra malsã do orgulho!

Aberto permanentemente ao diálogo, à reflexão, à discussão com inigualável pertinácia a todos indubitavelmente conquistava e fazia aflorar o real apreço pela ética,o respeito às leis, a reverência consciente aos Tribunais, ao Ministério Público, à Advocacia...

A todos vocês, meus queridos e inesquecíveis mestres ,artífices de uma realidade mais consentânea e fiel aos princípios da dignidade da pessoa humana, MEUS PARABÉNS!!!

*Nota da Recantista: Dedico esta homenagem à minha mãe Yvonne (minha primeira professora), à Nilce Gomes do Amaral ("in memoriam"), à Nilda da Graça Guimarães Leite, à Ignez Maria Menezes, à José Paulino Morato, à Daidy Peterlevitz, Julia Pizani, Maria Hilario Catarino, ao Dr. Alberto Marino Júnior, e aos Recantistas Mestres Wilson Correia, Paula Cristina, Ana Marly de Oliveira Jacobino, Clair Edelweiss, Marco Orsi, Edson Gonçalves Ferreira...

São Paulo, 14 de outubro de 2009.

Ivone Maria R Garcia