O BOM E O MAU


Dalva Agne Lynch



E se eu lhe disser que isto acontece em todas as facetas da vida - o mau, o desonesto, o canalha, vence e se fortalece - o bom cai e é pisoteado?

No entanto, o que permanece, o que se eterniza, são os pequenos e bons. E como? - você perguntaria, pensando em um Hitler, em um Napoleão.
 
Esses aí, e todos antes e depois deles, se eternizaram na História apenas. Os bons, cujos nomes talvez  homem nenhum jamais recordará, se eternizaram através da vida de todos aqueles a quem tocaram.

Vida gera vida - e cada vida está aqui e agora porque algum outro ser sacrificou algo para que essa vida florescesse.

Veja bem - o furacão passa, destruindo tudo, e se vai como viera. Sua lembrança permanecerá, talvez para sempre, na História do mundo, mas ele mesmo se foi. Enquanto isto, a árvore que ele derrubou e destruiu se levantará através da semente caída na terra, e a  essência da árvore se perpetuará naquelas outras árvores que germinaram pela sua morte.

Assim é a perpetuação do bom: a sua semente é eterna, a sua essência é imortal, porque se reproduz.

A semente do mau morre com ele, porque é infértil. As pessoas se lembrarão de suas crueldades e tremerão, mas a própria mente delas existe apenas porque um ato de infinita bondade deu-lhes a luz.

Nunca, mas nunca esqueça: para cada mau que se levanta em rampagem, vinte mães dão vida e sangue por seus filhos. E mães não fazem notícia - mas quem estaria aqui, se não fosse por elas?

Não se deixe enganar: enquanto existirem mães e artistas, o mau só terá nome na História. No coração do mundo, o que perdura é a força da natureza se renovando através da força da CRIAÇÃO.




fig. animação da autora, sobre uma fig encontrada na Net

Dalva Agne Lynch
Enviado por Dalva Agne Lynch em 14/05/2008
Reeditado em 18/06/2011
Código do texto: T988953
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.