Tempus fugit

Há uma sede de vida em cada um de nós. O tempo a todo instante passa e cada vez mais veloz, deixa suas marcas em nós: semblante, corpo, mente: nada é igual ao que era antes. Na verdade, corremos contra o tempo ou queremos, por toda força, aprisioná-lo para que não se vá tão depressa. E é nessa ânsia de domar o tempo que acabamos por perdê-lo.

Perdemos o tempo correndo atrás do inalcançável: é a eterna busca do ser humano por possuir as coisas. Tê-las nos fará felizes, plenos, realizados. Ou não. Nenhuma garantia de felicidade nos dá o bem material que possuímos – eles nos dão sim, a sensação de prazer, de bem estar, de comodidade. Mas será isso sinônimo de felicidade? Ou será uma leve idéia do que é ser feliz?

Na sociedade moderna em que vivemos a tônica maior, a grande lei é acumular bens, para desfrutá-los mais tarde... quando mesmo? Ah! Uma segurança para a velhice (chegaremos lá?), um apoio para os filhos (que talvez teremos) , uma herança a deixar (para que outros a desfrutem)... e sabe-se lá quantas justificativas para que pratiquemos quase que cegamente o verbo ter – em todas as suas flexões. E seguindo tal padrão somos levados a agir, às vezes impensadamente, outras indecentemente e tantas outros “-mentes” possíveis.

Me dirá o leitor: mas que idéia é essa? Tanta coisa a ser feita, tanto a ganhar e você me diz isso? Dá para viver assim sem querer? Respondo-lhe: meu amigo, não dá para viver assim, e todos sabemos disso. Mas é bom pensar um pouco de vez em quando. Se o tempo voa e não tenho poder sobre ele, por que não aproveitá-lo agora, enquanto o tenho? Por que não tentar viver um pouco mais o presente que está em nossas mãos e reservar ao futuro o lugar que lhe cabe em nossas vidas? Mas como parar se a vida não pára e somos cobrados o tempo todo?

Respire. Não se angustie com tudo o que lhe digo. São as contradições da vida.

E me dá licença que eu preciso sair agora. Lembrei-me que há muito tempo não olho o céu estrelado à noite, e não posso perder essa oportunidade. Talvez amanhã eu não tenha mais tempo.