Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O amadurecimento da personalidade humana

Um dia todos amadurecerão e conquistarão mais um degrau na escala evolutiva da vida humana. Esta é uma lei que se atribui a todos os homens da Terra. Amadureceremos na árvore da nossa vida, igual fruta em sua árvore mãe.

Com esse amadurecimento compreenderemos que o tempo relativo à nossa infância e juventude verdosa, terá sido um tempo que haverá passado sem que o tenhamos percebido, porque é tão bom viver que não nos damos conta do tic-tac do relógio do tempo.

O projeto humano existencial está contido no tempo ligado aos mistérios da alma, concebido como, o tempo da intenção da semente que se está a plantar. Depois vem a nossa infância humana, a outra parte de um tempo regado de sonhos, um tempo em que esperamos ansiosamente pela primavera da vida. Passado este tempo, vem a juventude plena de flores, um tempo em que vivemos as expectativas dos frutos saudáveis.

Como todos os frutos que, ao amadurecerem apresentam as suas reais essências e sabores, nós também quando nos encontrarmos maduros, adquiriremos uma personalidade própria da nossa essência, enriquecida com todas as experiências que provamos ao longo das nossas primaveras vividas. Nós apresentaremos as nossas reais bagagens de qualidades morais e intelectuais.

A partir deste amadurecimento vamos encontrando o sentido de todas as coisas em nossa vida, o sentido de todos os acontecimentos que nos envolveram ao longo da vida. Nos depararemos com uma personalidade já caracterizada com todos os atributos adquiridos durante o tempo das provações e das experiências próprias da existencialidade humana.

Ao longo de uma trajetória de vivências experimentadas, adquiriremos um pensamento consciente do real sentido da vida, e nos identificaremos como raça humana que segue uma escala evolutiva, e que vai se transformando, abrindo a mente, expandindo-a, levando-a a uma capacidade de enxergar a vida como um todo, numa ampla visão universal, vendo como um cidadão do Universo, participante da vida terrena e da experiência humana.

Na Terra, o homem é um aprendiz que, desde o seu nascimento, começa a sua iniciação na escola da vida, para aprender os verdadeiros valores da alma, enriquecendo de sabedoria o espírito, essa chama que nunca morre, mas que permanece viva para sempre fazendo parte da materialidade do Universo.

Um homem ao adquirir sabedoria e pureza em sua alma, torna-se uma chama posta em ponto alto para iluminar outras multidões de homens que caminham às cegas pelas estradas da vida.

Fazendo a sua parte como cidadão portador da capacidade de amar e de praticar a generosidade, um homem que tenha adquirido o esclarecimento do sentido real da vida, torna-se o farol que dirige multidões de pessoas perdida pelos campos da existencialidade.

Ao alcançar a capacidade de se reconhecer farol no mundo, o homem compreende que na esfera da vida ele também é responsável pelo progresso dos que estão à sua volta, porque quem tem a luz não a tem somente para si, a luz de um homem ilumina também quem dele se aproxima.

Rozilda Euzebio Costa
ROZILDA EUZEBIO COSTA
Enviado por ROZILDA EUZEBIO COSTA em 25/07/2019
Código do texto: T6704267
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre a autora
ROZILDA EUZEBIO COSTA
Araguaína - Tocantins - Brasil
40 textos (1256 leituras)
4 e-livros (81 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/09/20 16:09)
ROZILDA EUZEBIO COSTA