Autores

Perfil

 

ROZILDA EUZEBIO COSTA

 

Nascida em 30 de setembro de 1969, natural da cidade de Araguaína – Tocantins BR, é escritora, poetisa, contista, pintora e desenhista autodidata.  Em 11 de dezembro de 2021, foi eleita Membro da Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins, Cadeira número 04, Patrono: Manoel de Sousa Lima. (https://academiadeletrasdearaguaina.com/rozilda-euzebio-costa/)

 

OBRAS PUBLICADAS

 

LÁGRIMAS CRISTALINAS – Formato impresso – Lançamento pela Editora Veloso, 2007, e em formato e-book – Plataforma WATTPAD

Gênero: 1. Romance – 2. Literatura tocantinense – 3. Literatura brasileira

ISBN: 978-85-63593-42-9 - N° Páginas: 175p - 1ª Edição: 2007 

 

Sinopse breve - LÁGRIMAS CRISTALINAS é um romance que nos mostra o quão surpreendente pode ser o verdadeiro amor quando acontece em nossas vidas. Sabe quando você encontra uma pessoa que nunca viu antes, mas você imediatamente sente como se já a conhecesse? LÁGRIMAS CRISTALINAS nos traz uma história de amor assim.

https://www.wattpad.com/437761831-lagrimas-cristalinas-lagrimas-cristalinas

 

A MUSA E O POETA – Formato impresso – Lançamento pela Editora Veloso, 2009, e em formato e-book – Plataforma SLIDESHARE

Gênero: 1. Romance – 2. Literatura tocantinense – 3. Literatura brasileira

ISBN: 978-85-63593-41-2 - N° Páginas: 222p - 1ª Edição: 2009

 

Sinopse breve - O romance "A MUSA E O POETA", traz em seu enredo uma história fictícia de um escritor que viveu no século XIX.

Esta é uma obra que apresenta dramas intensos, segredos do passado e amor proibido, em uma história carregada de emocionantes acontecimentos do início ao fim.

Através da literatura poética, o personagem Giovanni encontrava uma forma de fugir de sua realidade triste e solitária. Ele era um homem muito fechado em si mesmo, estava sempre sozinho, e dividia a sua intimidade apenas com seus próprios livros.

Giovanni não conhecera o pai em sua infância, e perdera a mãe ainda muito jovem. Ele teve que aprender a viver a sua vida batalhando pela própria sobrevivência.

Somente aos 42 anos de idade Giovanni experimenta o amor verdadeiro, apaixonando-se pela encantadora jovem Lorenza Castellini, de apenas 19 anos de idade. Ao vê-la pela primeira vez ele logo se encanta por ela, transformando-a em sua musa inspiradora exclusiva.

O pai de Lorenza, Angelo, um homem muito rude e severo, proíbe o romance dos dois, levando Giovanni a viver intensos dramas e conflitos existenciais, chegando quase a abandonar a própria vida por não conseguir aproximar-se de seu grande amor.  Apesar de ser ainda muito jovem, Lorenza demonstra uma mente bastante segura e madura e uma determinação no enfrentamento do confronto com os pais para defender o seu amor por Giovanni.

Ao longo de todo o enredo, outros personagens vão surgindo, muitas coisas vão acontecendo e transformando completamente a vida deste poeta.

https://pt.slideshare.net/rozildaeuzebio2015/a-musa-e-o-poeta-by-rozilda-euzebio-costa

 

HISTORINHAS DE MÃE NATUREZA (Literatura Educativa Ambiental Infantil, com coletânea de contos infantis de preservação do meio ambiente) – Formato e-book, 2015 – Plataforma SLIDESHARE

Gênero: 1. Conto infantil – 2. Literatura tocantinense – 3. Literatura brasileira

N° Páginas: 43p - 1ª Edição: 2015

 

Sinopse breve – A Coletânea de contos infantis "HISTORINHAS DE MÃE NATUREZA é uma obra literária educativa infantil com contos diversos sobre o meio ambiente e a preservação da natureza.

O intuito desta obra é a conscientização das crianças quanto à importância de se preservar a natureza.

Quando criei estes contos infantis de preservação do meio ambiente, relendo-os depois, achei-os um pouco dramáticos. No entanto, percebo que mais dramática está a situação dos nossos recursos naturais. E se não levarmos realmente a sério esta questão da preservação ambiental, logo vamos ter problemas ainda maiores do que aqueles que já temos enfrentado hoje.

Qualquer gesto e qualquer atitude em prol da conservação da natureza são válidos. O nosso Planeta Terra está cada vez mais cansado. Os seus recursos naturais vêm sendo explorados indevidamente por anos. Hoje estamos sentindo os efeitos de toda essa exploração.

É de suma importância que continuemos a trabalhar a conscientização da preservação e dos cuidados com o meio ambiente, principalmente com as crianças, porque elas serão os adultos do futuro.

A nossa vida está ligada à vida da natureza, e tudo que ela sofrer irá se refletir em nós também. Então, se queremos uma vida saudável, temos que preservar o grande jardim da vida, que é a natureza.

https://pt.slideshare.net/rozildaeuzebio2015/historinhas-de-me-natureza

 

O DIÁRIO DE LIA – Formato impresso – Lançamento pela Editora Veloso, 2020, e em formato e-book – Plataforma WATTPAD

Gênero: 1. Conto – 2. Literatura tocantinense – 3. Literatura brasileira

CDD: B869.3 - N° Páginas: 63p - 1ª Edição: 2020

 

Sinopse breve - O Diário de Lia aborda os temas "envelhecimento" "sentimentos" e "memórias". É difícil para quase todos nós aceitarmos a velhice, porém, o tempo não é um vilão, é um amigo que possui uma mão suave quando se trata de levar nossa juventude.

Lentamente e suavemente, o tempo nos leva dia após dia. E tudo possui uma razão de ser. Até nisso Deus é perfeito quando cria o homem e lhe dá espírito e vida. Imagina se tivéssemos que permanecer vestidos com uma determinada veste para sempre! Ninguém suportaria vestir a mesma roupa eternamente, é preciso trocar de roupa, vestir outras vestes, outras cores e outras estampas para se sentir bem e renovar o entusiasmo pela vida.

Com o corpo físico, eu penso que seja também assim. Nenhum espírito ativo suportaria vestir o mesmo corpo para eternamente. É preciso vestir outras vestes, viver outras experiências, ver outras estações, contemplar outras cores e outras emoções.

https://www.wattpad.com/448701184-o-diario-de-lia

 

DESPERTANDO COM OS PÁSSAROS – Formato e-book, 2016 – Plataforma WATTPAD

Gênero: 1. Literatura Contemporânea – 2. Literatura tocantinense – 3. Literatura brasileira – 4. Saúde

E-book - N° Páginas: 81p - 1ª Edição: 2016

 

Sinopse breve - Esta é uma obra que nos leva a uma observação importante sobre o que queremos fazer de melhor pela nossa vida, por nossa saúde física e mental e por nossa felicidade.

Com uma narrativa bem descontraída e em partes, com um pouco de bom humor, Despertando com os Pássaros vem apresentar relatos diários de uma pessoa que se propõe a fazer algumas mudanças de hábitos em sua vida.

E durante este processo de mudança, a personagem vai de encontro a um despertar para a realidade à sua volta, através de percepções importantes, e que antes eram ignoradas.

A vida de uma pessoa só muda se ela mudar seus comportamentos rotineiros, mudando inclusive suas rotas diárias e o seu campo de visão para a percepção de outros cenários e outras realidades. https://www.wattpad.com/437818985-despertando-com-os-passaros

 

POR LOS CAMINOS, FLORES Y ESPINAS (Coletânea de mensagens em espanhol) – Formato e-book, 2013 – Plataforma SLIDESHARE

Gênero: 1. Literatura Contemporânea – 2. Mensajes reflexivos

E-book - N° Páginas: 23p - 1ª Edição: 2013

Tradução em língua espanhola: Prof. Raiko Pastrana

 

Sinopse breve - Este libro trae una colección de mensajes reflexivos e pensamientos positivos. Es necesario comenzar la práctica del bien dentro del propio hogar, para que él se extienda de la puerta para afuera y alcance multitudes.

El árbol antes de crecer es apenas una semillita luchando para germinar, pero si ella es bien cuidada a partir de la germinación, tomará proporciones gigantescas y generará muchos frutos.

Existen muchos misterios entre el Cielo y la Tierra. Misterios que ningún hombre por más sabio que él sea, conseguirá descubrirlos todos. Somos partículas de una energía renovable. Y por más difíciles que sean los momentos que estamos viviendo, siempre es posible ver una luz al final del túnel. Pero para ver esta luz, es necesario abrir nuestros ojos.

https://pt.slideshare.net/rozildaeuzebio2015/por-los-caminos-flores-y-espinas

 

 

EU PENSO, TU PENSAS, ELES PENSAM (Coletânea de textos reflexivos com temas diversos da cotidianidade social) – Formato e-book, 2020 – Plataforma SLIDESHARE

Gênero: 1. Literatura Contemporânea – 2. Mensagens de reflexão – 3. Temas sociais

E-book - N° Páginas: 102p - 1ª Edição: 2020

 

Sinopse breve - Esta é uma obra que traz uma coletânea de textos reflexivos com temas diversos da cotidianidade social. Quando se tenta compreender as temáticas sociais, acaba-se por descobrir uma área que jamais será compreendida em sua totalidade, tendo em vista a magnitude das ocorrências no campo dos sentimentos e dos pensamentos humanos.

Cada pessoa desenvolve uma aleatoriedade de ocorrências que demandam uma compreensão específica para cada caso, que vai muito mais além de um estudo complexo de seus sentimentos. Às vezes, nem mesmo o próprio indivíduo tem um entendimento claro de seus sentimentos e de tudo que experiência em seu meio social. Os seus pensamentos se transformam numa tempestade de ideias confusas e desconexas diante de fatos vivenciados e incompreendidos.
Os textos desta coletânea traz apenas uma exposição de temas com ideias sugestivas e questionamentos abertos, levando o leitor a vivenciar livremente as suas próprias conclusões.

https://pt.slideshare.net/rozildaeuzebio2015/eu-penso-tu-pensas-eles-pensam-temas-diversos

 

DIGITAL ART COLLECTION (Coletânea de artes digitais desenhadas a dedo com a utilização das ferramentas de edição do Stories do Instagram) – Formato e-book, 2020 – Plataforma WATTPAD

 

Sinopse breve - Nesta obra eu apresento a vocês uma coletânea de minhas artes digitais feitas a dedo, com a utilização das ferramentas de edição do Instagram no aparelho celular.

Descobri que aquelas ferramentas poderiam me ajudar a expressar a minha arte através da pintura digital.  Sempre considerei que a arte é promovedora de transformações e expressões de novas ideias. Descobri que a arte nos entusiasma e nos impulsiona, porque ela é portadora de uma força que promove uma elasticidade em nossa mente, expandindo-a e fazendo com que os melhores pensamentos se fortaleçam e promovam uma mudança positiva em nossas estruturas. Qualquer forma de arte consegue fazer uma transformação harmoniosa e construtiva no ser humano. A arte é medicina que transforma e cura as dores da alma, trazendo serenidade. Um mergulho nas profundezas da arte é uma experiência que mexe com a estrutura da mente humana. Quando estamos envolvidos com a arte, nos esquecemos dos nossos conflitos existenciais e passamos a construir caminhos e possibilidades.

A arte também é uma viagem dentro de um mundo próprio onde tudo é possível. Neste mundo pode haver dois sóis e isso não será nem um pouco estranho, porque a finalidade da arte é criar mundos próprios e únicos.

https://www.wattpad.com/857523366-digital-art-collection

 

SENDEROS: NAS TRILHAS DA REFLEXÃO (Coletânea de contos contemporâneos) – Formato e-book, 2020 – AMAZON.COM

Gênero: 1. Literatura Contemporânea – 2. Mensagens de reflexão – 3. Temas sociais

E-book - N° Páginas: 117p - 1ª Edição: 2020

 

Sinopse breve - Esta obra reúne uma coletânea de contos contemporâneos, que foram escritos em diversas formas, com o uso da linguagem direta em alguns temas, e da linguagem metafórica em outros. O intuito desta coletânea é levar ao leitor alguns contos reais e fictícios, que promovam durante a leitura, uma reflexão sobre os temas de cada história. São conteúdos reflexivos que trabalham a capacidade de promover uma visão ampla dos temas, sem ferir ou mudar a visão individual do leitor.

https://www.amazon.com/SENDEROS-Nas-trilhas-reflex%C3%A3o-Portuguese/dp/B08DC1Z97X

 

 

Participação no Anuário de Poetas e Escritores do Estado de Tocantins, idealizado e lançado pela Editora Veloso, com iniciativa do escritor tocantinense, Eliosmar Veloso, Edições 2011, 2016 e 2019.

 

Participação na Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea, "Além da Terra, Além do Céu", lançamento da Chiado Editora, Edições 2017 e 2018.

 

 

CONHEÇA OUTRAS OBRAS DA AUTORA PUBLICADAS EM PLATAFORMAS DIGITAIS

 

WATTPAD

https://www.wattpad.com/user/rozildaeuzebiocosta

 

RECANTO DAS LETRAS

https://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=178573

 

SLIDESHARE

https://pt.slideshare.net/rozildaeuzebio2015

 

Contanto:
rozildaeuzebiocosta@gmail.com