CAMINHOS A TRILHAR
 
 
Nas escolas públicas ou particulares de ensino fundamental, médio, técnico ou universitário normalmente há um(a) professor(a) na sala de aulas para ministrar cada matéria, independentemente do número de alunos que estejam alí matriculados. Pode variar de dez até cinquenta por classe.
De acordo com as grades do MEC os alunos de uma classe recebem matérias exatamente iguais.
Mesmo assim uns acompanham bem os ensinamentos, outros se destacam e muitos não conseguem aprender e repetem, perdendo um ano letivo inteiro.
Alguns alunos excepcionais nos surpreendem dando-nos exemplos de abnegação, esforço e competência, mesmo convivendo com múltiplas deficiências físicas.
É exatamente assim a nossa vida. Deus, na Sua Magnitude e Infinita Bondade nos permite vir ao mundo em igualdade de condições.
A nós compete à responsabilidade de aprender mais ou aprender menos. Com as dádivas do “ livre arbítrio “ podemos no lugar certo e no momento oportuno escolher os caminhos que queremos trilhar.
Assim, nessa magnífica escola da vida, desde a mais tenra idade até o nosso final, mesmo a beira do túmulo, temos a oportunidade de nos redimir dos erros, vícios, fraquezas e também das nossas próprias maledicências.