“Nenhum homem é uma ilha”

Já dizia o notável poeta inglês, John Donne (1572-1631): somos todos iguais, feitos de uma mesma partícula, mas, diferentes no todo. Embora sejamos mais de 7 bilhões de seres pensantes, não posso deixar de pensar que somos um…

Já parou para pensar em cada pessoa que passa/ou por sua vida? Cada face, o brilho no olhar, o sorriso escondido, a malícia escancarada, a falsidade dolente… Tantas as facetas que se prostram diante de nós; mas nenhuma em vão, elas vêem e vão, mas deixam uma essência única: o caráter inabalável, a força que não se esvai e a presença inapagável.

Sem dúvida, que um momento só é revigorante, mas, apenas um instante. Se for além, o desespero toma conta, surge o desejo insaciável de ver alguém, comunicar-se, tocar, sentir esse mágico momento em que duas almas se encontram, e trocam experiências mútuas, como se fossem labaredas de uma luz inimaginável saindo de ambos: a luz do amor. Esse amor, que muitos julgam extinto, esta solidariedade rara e bela, atos naturais e sadios.

Não vou dizer que seres humanos sejam perfeitos, temos muito o que aprender juntos, para isto aqui estamos. Não sabemos de muita coisa; se vamos morrer amanhã ou viver muito tempo... Um dia sorrimos, no outro choramos; por vezes, nos levantamos mais fortes ainda, sangramos por dentro e nos levantamos novamente. No sofre e levanta da vida, adquirimos a experiência, dita sabedoria.

O que realmente importa é a esperança dentro de nossos corações. Vamos buscando alegria, felicidade e o pão de cada dia. Só queremos uma vida mais linda , pois somos do bem e este necessita ser a maioria.

Dependemos uns dos outros para a evolução. Lembramos, porém, com saudade daqueles íntimos que não estão mais presentes. Percebemos assim nossa impotência, mas já é tarde. Dizemos que chegamos ao fim, mas por que? O fim é o começo de tudo. Ganhamos…perdemos; perdemos… ganhamos; assim caminha o grande ciclo da vida com perdas, ganhos e eternos enganos.

E ainda que insistamos em não precisar de ninguém, basta olharmos para o passado e vermos a verdade. Aquela guardadinha, empoeirada no fim do baú, que nos traz à memória as únicas coisas que nos vão sobrar no final: Os momentos e as lembranças inesquecíveis. Ver, de “algum lugar”, a vida com gosto de ter doado um pedaço pequeno d’ alma instalado em cada face que tomou na caminhada, e dizer, como eu sou feliz por ter passado uma “multidão” na minha vida.

Fernanda Koziel

Fernanda Koziel
Enviado por Fernanda Koziel em 09/07/2012
Reeditado em 14/08/2015
Código do texto: T3768429
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.