1 CORINTIOS 13:1-3 – A SUPREMACIA DO AMOR SOBRE OS DONS
Não tenho a pretenção nem quero enaltecer esta ou aquela religião, uma vez que não é este o meu objetivo. É que, conversando com as pessoas e observando os seus olhos (costumo fazer isso enquanto converso com alguém), percebo o quanto somos e/ou estamos carentes de afeto; de respeito por nós mesmos e pelos outros.
Muitas vezes temos carências de amor próprio; do amor de um parceiro ou das pessoas que nos cercam. Foi a partir desta análise que resolvi transcrever o texto bíblico que segue.
Quem não gosta ou não tem o hábito da leitura, pode ouvir a música Monte Castelo da Legião Urbana, composta pelo célebre Renato Russo, inspirado em 1 Coríntios 13:1-13.
Torço para que de alguma forma, esta passagem possa tocar você com a mesma intensidade que tocou a mim. Tenha uma excelente e reflexiva leitura!
“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que eu tenha tamanha fé ao ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.
E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres, e ainda que eu entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.
O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não alegra com a injustiça, não se regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará; porque em partes conhecemos, e em partes profetizamos.
Quando, porém, vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.
Porque agora vemos como em espelho obscuramente, então veremos face a face; agora conhecemos em parte, então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três: porém o maior destes é o AMOR.”
“A gente só consegue dar aquilo de que o nosso coração está cheio.” Anônimo.
Portanto, se encha de PAZ,
Se encha de FÉ e ESPERANÇA,
Se encha de AMOR, de MUITO AMOR...
Por fim, já que não podemos mudar a realidade do mundo, pensemos em pelo menos, numa forma de começarmos a mudar a nós mesmos e a realidade à nossa volta...
NAMASTE! (o DEUS que existe em MIM, saúda o DEUS que existe em VOCÊ!).