O pão nosso de cada dia!

Consciência política e o pão nosso de cada dia.

Conscientização político-partidária não é algo fácil de se implantar numa comunidade onde o sistema paternalista está firmemente enraizado na mente e no coração do cidadão.

Cada um cuida da sua vida como pode e a maioria só pensa no pão de cada dia. Percebe que há problemas em algum setor quando precisa dele. Reclama então daquilo que lhe falta, xinga até quem não deve e, depois que tudo passa, continua sua vida rotineira – como se a estrutura que administra todos os poderes públicos e as concessionárias prestadoras de serviços (água, luz, telefonia, transporte coletivo, funerária, etc) não lhe dissessem respeito. Os partidos políticos, então, nem pensar... para que se preocupar com isso? Não é época de eleição!

Pois é aí que o cidadão se engana. Está na hora, sim, de conhecer melhor os partidos, de acompanhar suas propostas, de apoiar seus militantes – de ser, na verdade, um deles. Pelo menos assim poderá discutir de igual para igual com aqueles que comandam toda essa rede de interesses onde alguns só tentam levar vantagem e a grande maioria fica só no prejuízo!

É preciso, portanto, interessar-se um pouco mais por essas questões. Afinal, são as decisões políticas que afetam nosso bolso, nosso bem-estar e a nossa qualidade de vida! E elas estão nas mãos de poucos porque a maioria não se interessa ou não dá o devido valor. O poder está nas mãos dos que participam...

Lula está no topo do poder, mas veio de onde estamos. Não estaria lá se continuasse apenas com suas “peladas” e cervejadas... Era o que gostava de fazer antes de filiar-se ao sindicato e se envolver com a política. Nela tudo é ocasião e participação – mas a primeira não acontece sem a segunda! Portanto...

01/03/2004

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 16/08/2006
Código do texto: T217885
Classificação de conteúdo: seguro