DIA DOS PAIS

Prof. Antônio de Oliveira*

www.caed.inf.br

Dia dos Pais não foi instituído para atordoar nem torturar ninguém com perguntas desconcertantes e respostas não respondentes

nem correspondentes. Nada de perguntar, hoje, o que é ser pai.

Contudo, em resposta à pergunta, poderíamos formular um conceito dinâmico do que é ser pai, pois pai é... Deixa pra lá: pai é pai! E hoje é dia de comemorar o Dia dos Pais, isso sim, e com todos os dedos das mãos para, a mãos cheias, ofertar flores, presentes e mimos, lembranças, saudades. Com gestos mais profundos que uma alta indagação, além de um beijo, expressão de sentimento e gratidão, coisa maior que o pensamento.

Shakespeare, em Hamlet, príncipe da Dinamarca, já admitia haver mais mistérios entre o Céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia.

E quando oramos, dizemos:

– Pai nosso que estais no Céu...

Pai divino, misterioso, celestial, pai de nossos pais...

Para Aristóteles, Deus, ato puro, é o pensamento absoluto, lá em cima. Está pronto. Cá embaixo, somos seres inacabados, potencialidades.

Estamos ainda, e pela vida inteira, por fazer.

Armando-nos contra as intempéries e os contratempos da vida.

Meu pai se chamava Armando. Nome sugestivo. Mais que um nome bélico e valente, armando rima afetuosamente com amando. No gerúndio. Tempo contínuo, numa sucessão salpicada apenas de agoras e adeuses.

O filho é concebido, nasce... A filha também. O pai, então, caminhante, faz seu caminhar caminhando. Solteiro, antes, ou andante solitário, agora num projeto de vida solidário e familiar, numa nova e desafiante relação de cobranças contínuas, múltiplas e mútuas.

Agenda viva de compromissos e participação afetuosa.

Aprendiz escutador, como filho; como pai, aprendiz auscultador.

Há um só modo de ser pai e muitos modos de se fazer pai.

Cada pai se faz ao seu jeito.

Sem receita e sem fórmulas.

Acontecendo e fazendo acontecer...

Com a mente, o pensar; com o coração, o sentir.

Com a mão, o agir; com os pés, o fazer.

E sempre muito quefazer.

Presença partilhada no tempo.

De uma existência de acontecências, vivências, reticências...

Uma vez pai, pai para sempre.

Feliz Dia dos Pais!

*Coordenador e Supervisor da Consultoria Acadêmico-Educacional (CAED). Técnico em assuntos educacionais há 30 anos, com experiências no serviço público e na atividade privada. Mestre pela Universidade Gregoriana de Roma. Realizou estágio pedagógico em Sèvres, França. É graduado em Estudos Sociais, Filosofia, Letras, Pedagogia e Teologia. Pesquisador e consultor, presta assessoria, dentre outras instituições, à ABMES, Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, sendo responsável pela montagem do Anuário de Legislação Atualizada do Ensino Superior. Ministra também cursos de legislação do ensino superior.

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 07/08/2009
Reeditado em 07/08/2009
Código do texto: T1742355
Classificação de conteúdo: seguro