A particularidade da mulher
Uma mulher não precisa ser defendida com exclusividade, uma mulher precisa ser defendida de acordo com suas particularidades. Está na mulher metade da geração da vida, está na mulher muitas diferenças que lhe fazem se unir com outra pessoa para manter uma família. O preconceito que corre sobre a mulher é o mesmo que corre sobre os homossexuais, é que nenhuma pessoa é parte presa ao sistema moral, sendo que todas as pessoas são livres e carregam a própria individualidade.
Muitas mulheres dançam como damas da nobreza e cuidam da vida de crianças com um amor incondicional que ao mesmo tempo que preenche a ignorância é por algumas usada como ponte para que uma educação de qualidade seja dada. Apesar de que não podemos igualar todos os seres, o resultado que precisamos buscar é sempre de ouvirmos cada indivíduo de acordo com as suas passagens pela vida. Alguns são mais experientes do que outros sem necessariamente terem saído dos limites impostos pelo círculo social no qual foram formados.
Naturalmente os homens de conhecimento carregam consigo o dever de escolherem um caminho entre tantos caminhos que lhe são abertos. O que todos podem fazer é abrirem o próprio mundo para que os outros conheçam, o que todos podem fazer é não se calarem diante dos gritos imponentes de tolos que são responsáveis pelas tragédias do mundo. A depressão é o pior estado que uma mulher chega e o machismo é uma questão que precisa ser combatida em nome de um estado compreensivo além do bem para superar todas as maldades cometidas por bárbaros.
As particularidades da mulher são as mesmas do homem agredido pelos preconceituosos, as condições que libertam qualquer indivíduo estão dentro dele mesmo, o indivíduo que precisa é se libertar do rebanho para que possa sorrir até tocar as profundezas da alma através do amor. Uma mulher e um homem carregam todas as possibilidades para que o melhor seja feito, para que a natureza superior de cada um seja despertada, para que o conceito de moral seja o que é bom para si mesmo, para que o acordo coletivo seja cumprido e substituído quando necessário. Quando sufocarem o indivíduo em nome de um costume seguido por determinada casta de fanáticos teremos apenas negação do presente, teremos apenas o que temos em nossa sociedade, uma praga que causa dor em nome do amanhã, uma praga de ressentidos que acreditam em verdades absolutas.
A educação não é dizer que no passado existiram glórias e agora existe dor, a educação é servir de ponte para novos valores, a educação é servir de ponte através do amor pelo que se faz, a educação é amor de mãe ao encontro do que existe de mais abrangente no universo que nos compõe. Várias vidas são vividas por quem sabe largar da farda pesada que carrega, várias e prazerosas vidas são vividas por quem consegue sentir prazer através de uma única escolha que faz, várias vidas são vividas por quem se identifica com os questionamentos que revelam novos horizontes. O mergulho fundamental no rio da vida está em ver todas as possibilidades carnais do que temos no agora e que nunca irá retornar, apesar de que temos que ter vontade de repetir o que nos encanta momentaneamente.
Que a porta aberta seja a porta dos direitos que estão constitucionalizados no coração de cada indivíduo que sonha e precisa lutar constantemente para manter o sonho em sua totalidade. A dança da mulher encanta o homem e o homem que sabe dançar desce com uma linda mulher pelo paraíso ou abismo em que todos se apreciam. O sorriso e o amor, eis a chave que está no homem, que está na mulher.
Escritor Joacir Dal Sotto​