A substância da fé
Quando percebi que a vida era muito mais que um simples momento consegui me encontrar em um agora que eternamente vou querer repetir. Tudo o que eu acreditava fui capaz de experimentar e das várias formas de crenças que utilizei tudo deu certo quando eu desejei do fundo do coração atingir um estado além de meu ego. Deixei do que era conveniente aos outros e em meu próprio ego satisfeito encontrei a luz que serve de ponte para quem é sonhador como eu sou.
Contei inúmeras promessas que fiz sem amor e não fui capaz de cumpri-las na totalidade. Entrei nas igrejas e me revoltei foi é com as ameaças morais em nome de uma divindade, jamais fui inimigo dos religiosos que carregam no fundo da alma uma vontade de reagirem diante das dificuldades da vida. Apontei caminhos e mesmo não sendo o caminho do rebanho tive que ser a voz que retirava a aflição dos desiludidos.
Da força incrível da modernidade encontrei a reflexão de que o tempo ideal da humanidade nunca será uma aliança dos homens com os deuses. Quando mais ninguém querer me dar os braços para questionarmos os valores existentes serei eu o único taxado como anticristo, apesar de que eu sei que muitos cristãos são intolerantes e ao mesmo tempo pregam as suas verdades em puros corações. Não podemos dormir em paz enquanto existem demônios em nosso lar que podem apenas serem domesticados, podemos apenas dormir em paz se o dia for repleto de reflexões e na noite conseguimos dar remédios eficazes para que cada demônio seja o nosso cão selvagem que fica solto no pátio de casa.
A vida se vai com a morte e mesmo que comece após a morte serão os momentos alegres da carne que não poderão ser repetidos no amanhã enquanto que todo o prazer é venerado pelo espírito diante do agora. Uma crença para amanhã estar no colo de Deus é como acreditar que não existe morte, que não existem dores para serem suportadas, que não existem obstáculos para serem superados, que não existem amores para nos enlouquecerem. A compaixão que muitos defendem é uma tentativa dos fracos em dominarem os fortes, os que escolheram a glória em vez do comodismo em acreditar que o destino não está escrito pelas mãos humanas que eternamente irão entrar em conflito com os valores estabelecidos.
O amor é tudo e ao final do amor talvez chegue o leito de morte, o problema é que todos irão morrer e apenas quem ama poderá dar um último sorriso ao partir. Ninguém engana e bem lá no fundo todos os que pensam que são fracassados sabem que buscam serem enganados, que buscam por pastores que entreguem tudo pronto. Quando se foram todos os caminhos de luz é que a escuridão foi possível através das cavernas construídas por quem nunca libertou o filho para conhecer o mundo que gira dentro de si mesmo, sendo que os cães selvagens causam apenas depressão aos caçadores quando não são domesticados.
Os homens e os deuses são ferramentas de um único mestre interior que precisa fazer de sua vontade toda a delícia das perguntas que ainda não sacudiram os valores subitamente humanos. Na terra de tolos falar é ferir a crença dos surdos, na terra de tolos dançar é ir contra os movimentos visuais de quem não enxerga, na terra de tolos o novo é o que ameaça o estado impotente daqueles que rezam sem nunca terem verdadeiramente amado. Quando todos os anjos forem a nossa legião e os demônios não passarem de uma bela metáfora estaremos naturalmente livres do incomodo dos tempos que não chegaram e dos tempos que já se passaram.
Escritor Joacir Dal Sotto .'.