A explosão de uma mulher oprimida
Tenha força, tenha fé, seja capaz de encarar uma realidade que vem te empurrado para baixo desde quando você fez uma escolha e que na época você acreditou ser a melhor escolha. O tempo passa e com o tempo é a vida que se reduz, a redução do tempo de vida não é o fim da vida. Algumas escolhas podem demorar trinta anos para serem possíveis, o que você não poderá é deixar com que o teu coração seja completamente despedaçado pelo que os outros acreditam ser normal.
A família perfeita começa quando você escolher ser radical ao ponto de se libertar da opressão. Não tenha medo, seja corajosa ao ponto de pisar por cima de quem pisou em você e te usou até que você chegasse ao ponto de dizer para si mesma que a vida não valia mais a pena. Tudo vale a pena no que se trata de vida minha flor, não é que posso te prometer facilidades após você ter se negado por muitos anos.
Te prometo é belezas que você ainda não teve, te prometo é liberdade para que você possa se iniciar em um novo caminho e posso criar tudo de novo para a tua vida. Não se preocupe se as tuas forças não são o bastante para que você cruze um oceano, você cruzando por cima do riacho já é o bastante ao menos no início. Tenha fé até que todas as inimizades sejam expulsas de tua vida, tenha fé até que os primeiros obstáculos que explodirem frente ao que te desagrada sejam removidos.
Acabou-se o tempo para você reclamar, chegou a hora de você enfrentar, de você fazer da tua alegria o que será fonte de aplausos para quem realmente te ama. O que dizem ser o certo para você não é o certo por ir contra a tua vontade, que seja feita a tua vontade assim na terra como no céu. A razão de tua vida é que se você não se submeter ao novo estará eternamente presa no velho.
Ninguém irá te estender a mão se você não for forte o bastante para fazer novas alianças. Eu sou o teu amigo, eu sou você que quando jovem tentava entrar no mundo adulto que tanto te prometiam ser fonte de todas as realizações. Não sou o teu apoiador enquanto você decidir encontrar apenas lenços no paletó de quem sempre te enganou, sou o teu apoiador para que você siga por você mesma.
A humilhação que você sofre é o que consigo ver como ferida que poderá ser radicalmente removida de teu coração, o sentimento que te deixa calada é o que vejo como um pedaço moral que precisa ser deixado para quem sempre foi traidor. Se você escolher o silêncio e viver da promessa de que amanhã estará no paraíso te digo que tua vida não tem sentido algum, se você escolher o grito terá paz. Você já está sem roupa e talvez hoje seja a tua última chance para explodir na noite causando brilho ao teu redor, causando uma linda manhã de sol em que tua vida irá realmente começar.
Escritor Joacir Dal Sotto​