O caminho de quem não está sozinho

Os problemas da vida parecem ser sem solução, até que na busca incansável pela solução uma maneira seja encontrada, até que quando menos esperamos tudo é resolvido, até que quando percebemos é o tempo que passou e nem era um problema que existia exteriormente. Alguns são ótimos para a sociedade e nas profundezas do coração guardam uma ferida. A fé é o antídoto para afogar o velho e proporcionar espaço ao novo, o prazer que faz sorrir é o que prolonga os dias de prazer.

Não podemos ser levados pelo desânimo, mesmo que os erros passados sejam um peso na consciência. O primeiro toque no corpo é por muitas vezes dolorido e quando descobrimos que será o último toque por parte de quem fez parte de nossa historia temos uma louca vontade de abandonarmos o vale da existência. A nova luz aponta no alto da montanha quando já estamos sendo feridos pelas pedras que caem da caverna sobre os nossos corpos que não são mais tão jovens.

Alguns demoram perceber que nem os próprios filhos serão eternamente dependentes dos pais. Quem abandona uma criança paga um preço mais alto é pelo gesto de desafeto do que pela distância que não irá modificar em nada o mundo interior. Pessoas choram pela solidão que escolhem, pessoas choram pela perseguição moral que sofrem, pessoas sofrem por abandonarem o aliciamento emocional.

Mesmo que seres e situações difíceis surjam pela frente é essencial persistir no ideal que ainda não foi atingido, é apenas o morto que não tenta, é apenas a luta por algo melhor que faz com que algo de pior não aconteça. Uma bela sociedade é formada por grupos, um belo grupo é integrado por indivíduos que seguem em frente mesmo que a maioria de seus parceiros tenham sido massacrados pela guerra. Os sonhos e a realidade são coisas distintas que precisam estar no mesmo espírito.

O bom ânimo une o novo ao velho e faz da velha consciência um simples despertar para uma nova consciência. Diante tanta dor na primeira vez em que encaramos novas sensações que sejamos fortes para encontrarmos em quem partiu um ensinamento, que sejamos fortes para enfrentarmos novamente os novos valores que surgem. Nem sempre a luz chega quando por ela procuramos, é de dentro da caverna que por muitas vezes exalamos nobres pensamentos por existir na caverna o elixir usado pelo coração tão simples.

A liberdade e o amor surgiram aos mais belos instintos que vigoram no ser humano, sem liberdade e amor sempre queremos prender alguém diante o novo mundo que o outro consegue sentir, diante o velho mundo em que estamos presos. O afeto faz parte do sentimento tão lindo chamado amor, a distância é mais uma questão de luz do que de fuga. Quem chora pela solidão que olhe para o interior da terra, quem sente-se perseguido pela moral que enfrente todo o preconceito quando possuir forças para impor os novos valores que carrega nas profundezas da alma, quem está aliciando os outros carece de amor próprio e tudo o que exala é tolice para alimentar outros tolos.

Escritor Joacir Dal Sotto​

Joacir Dal Sotto
Enviado por Joacir Dal Sotto em 24/03/2015
Código do texto: T5181911
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.