#M# AH! UTAH O VELHO OESTE PERSISTE (recanto criado por nativos, pra manter a memória) #M#. (Conto/aventura)

 

 

Comanches, Cherokees, Sioux, Navajos, Apaches e outras tribos nativas americanas, borbulhantes na época do Velho Oeste, vibrantes e devoradas. Mesmo assim, descendentes dos nativos, criaram um recanto melodioso e poético, que ficou pra sempre, como um brasão da região de Utah, dona da poeira eterna. 

 

(James Assaf)Jones, (Maria do Céo) Loyd, (Facuri) West, (Deyse Félix) Stone, (Ansilgus) Ice Cream, (Ilmar) Jack, (Favinho de Mel Fadinha) Lility e (Miguel Jacó) Wells, montaram uma grande tenda. Às vezes eles precisavam usar máscaras, 😷😷 porque a poeira de Utah, queria ser a protagonista do evento. 

 

Os descendentes dos nativos do velho Oeste americano, abasteceram uma enorme tenda, com tapetes trançados e coloridos, peles falsas de animais. Cocares e colares nativos, alguns cabideiros (araras), com batas de tecido rústico penduradas, só pra manter o clima daquela época. Uma estrebaria ao lado abrigava belos cavalos e selas, caso algumas pessoas quisessem dar uma volta.

 

Contornaram a parte interna da tenda, com gaveteiros de duas gavetas, feitos com madeira rústica de troncos, que com mantas dobradas por cima, também serviam de bancos. Bem no centro da tenda, uma armação bem feita, pra parecer uma fogueira sem perigo.

 

As gavetas receberam várias armas, douradas e prateadas, tendo ao lado caixinhas quadradas com as famosas balas explosivas, mas, desta feitas sem pólvora, só com purpurina, mais as poesias, contos, sonetos, sensibilidade, ardor, haikais, tautogramas, sementes de flores e frutas. A tenda foi circulada com muitas plantas verdes e barris de água e rum com torneira. Cada um levava o seu próprio copo, de papel ou de plástico reciclável.

 

Carrocinhas imitando diligências, tinham freezers com sorvete na casquinha de biscoito e suco de frutas, outras com pão com carne de porco e baked beans (feijão com tempero nativo e carne cozida), servidos em pratinhos descartáveis de papelão firmes e, talheres de madeira, tudo bem atrativo, perfumado e gostoso.

 

Quando o povo descobriu, o lugar virou ponto turístico. Os descendentes dos nativos citados, eram cicerones das pessoas, dotados de muita sabedoria e simpatia. As memórias cativantes dos duelos poéticos, ficarão preservadas pra sempre. A poeira de Utah que o diga... tão presente, apesar do acelerado progresso.

 

 

 

 

 

** #M#

Dedicado aos amigos poetas que reinaram por aqui no Recanto das Letras, com canções, poesias, quadras, harém poético, crônicas de vida, contos, piano e violão, simpatia, empatia, alegria e, que agregaram muitos amigos por aqui. Onde estejam meus amigos, muito obrigada.

 

(JAMES ASSAF, FACURI, MARIA DO CÉO, ANSILGUS, ILMAR, DEYSE FÉLIX, FAVINHO DE MEL FADINHA E MIGUEL JACÓ)

 

 

 

Cristina Gaspar
Enviado por Cristina Gaspar em 10/10/2024
Reeditado em 11/10/2024
Código do texto: T8170332
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.