As primeiras palavras lidas por Vicente.

Ontem, último dia de setembro, meu filho Vicente pediu para fazer a tarefa de casa. Eu estava estudando e preparando uma aula , mas parei de imediato e fui ajudá-lo. Ele ainda acha chato fazer as tarefas de casa, não sei se essa fase passará... Pois bem, a tarefa era sobre a família do S.

 

A primeira atividade era organizada da seguinte forma: havia duas colunas. Na coluna da esquerda estava escrito cinco palavras começando com "s" e no lado esquerdo, figuras relacionadas com as palavras. Essa era a tarefa.

 

Perguntei a Vicente se ele já conhecia a família do S e o som que ela produz. Ele disse que sim. Pedi que me mostrasse o som e ele falou direitinho:"Sa, se si, so, su." Como a primeira palavra era SOFÁ,  perguntei se ele também já conhecia a família do F. Já foi logo repetindo: fa, fe, fi, fo, fu. Pronto. Pedi que ele falasse o som das sílabas da palavra sofá, Dito e feito: "So-Fá!" Pedi que repetisse. "SO-FÁ". Isso mesmo. E pedi que falasse que palavra era aquela que ele estava lendo: SUCO!

 

Eu ri! Não um riso que o constrangesse. E pedi que ele tentasse de novo. E dessa vez veio sino. Na terceira tentativa, pedi que ele pronunciasse novamente as sílabas e ouvisse o som calmamente. No começo eram duas sílabas distantes: so......fá....... so........fá....... E aos poucos a distância foi diminuindo: so...fá...so...fá..só..fá..só..fá Até que os olhos brilharam e ele compreendeu o som que estava falando: "É sofá, papai! Sofá! Sofá!

 

A sensação daquele momento, nunca mais esquecerei.

George Barbalho
Enviado por George Barbalho em 01/10/2024
Reeditado em 01/10/2024
Código do texto: T8164099
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.