Desfilando no 7 de setembro...
João Pessoa, apesar de ter três batalhões de exército ( o 15°, 23° e a Engenharia) ter dois batalhões de polícia ( o 1° e o 5°), e ter batalhão de bombeiros, o seu efetivo é pequeno. Também tem uma representação da marinha, mas é bem pouquinho mesmo. E a gente ver o qual poucos são no desfile do 7 de setembro.
Quem for ver esperando ver um desfile com carros de guerra ou avião de combate e filas de tanques, acho melhor pegar a estrada e ir até a cidade de Recife. Lá deve ter um desfile dos grandes, já que o comando do Nordeste é lá. Aqui é só para apoio.
O que enche os desfiles são as entidades da sociedade civil. Aí tem gente participando. Todas as escolas participam. Associação de moradores, clubes amadores de futebol, agremiações carnavalescas ( claro que em ritmo de marcha e não de samba).
É inegável que entre os "desfilantes" aqueles que fazem mais sucesso são as companhias que envolvem os animais, como o canil e a cavalaria. As crianças ficam admiradas.
Eu mesmo já desfilei na época da escola. Queria me lembrar de mais vezes, mas só me lembro de uma, e nessa única vez, me fantasiaram de Faustão e me deram uma câmara feira de caixa de sapato e um microfone também de papelão.
Eu marchava e falava para a plateia, ao gritos, competindo com a banda marcial: Essa é a escola municipal Ubirajara Pinto Rodrigues, com seus alunos, saudando a todos os vieram assitir ao glorioso desfile honra a nossa independência.
Tiraram fotos, passei na televisão. Até hoje tem quem se lembre daquele desfile.