A minha primeira bicicleta
O meu primeiro bem de valor foi uma bicicleta. Foi papai quem me deu. Na verdade, era minha e da minha irmã, mas eu que a usava mais. Era azul e não tinha quadro, não sei como se chamava o modele dela, mas eu a chamava de camelo, pois parecia um camelo com a corcova para baixo ou sem corcova. Aprendi a andar nela.
Todo final de tarde a turminha se reunia para dar voltas pelas ruas do bairro. As vezes até combinávamos umas corridas. Era bastante empolgante. Vez por outra acontecia um acidente. Alguém caia dentro do esgoto, minha irmã caia tanto no esgoto que mamãe ja ficava na porta só esperando por ela para não entrar pelo terraço e sim pelo quintal.
Eu tinha o costume de quando freava pular da sela para o chão. Como não tinha quadro, eu podia pular sem preocupação. Mas teve uma vez que eu pulei e errei os calculos, não sai de cima da sela. Machuquei os testículos de uma forma que pensei que nunca mais seriam normais. Foi a pior dor da minha vida.
A filha de Major, querendo se amostrar, resolveu frear a bicicleta com os pés. Perdeu o couro do calcanhar, foi uma escalpelada total. Pense num choro. Mas o mais clássico foi o que aconteceu com a minha irmã. Foi algo que a gente até hoje não consegue compreender.
Ela estava andando de boas na bicleta, quando, de repente, um adulto também vem em sua bicicleta. O inusitado é que os dois se encontram, e não sei o que mulesta aconteceu, minha irmã cai no esgoto e o homem da bicicleta passa por cima dela. Só vejo Geny se levantando ao choros, toda imunda de lama podre e o mais surpreendente foi que o homem nem para trás olhou. Até hoje a gente rir dessa situação. A sorte era que mamãe estava esperando pelo pior, em pé na porta do terraço, quando Geny correu para entrar em casa foi logo direcionada para o portal do quintal: "Vá tomar banho!"