Seu Manoel e suas gincanas

Na minha vizinhança tinham duas famílias que tinham o mesmo nome tanto para o homem quanto para a mulher: eram Manoéis e Livramentos. O que diferenciava era que o Manoel e Livramento que morava em frente a nossa casa tinham os filhos Daniele e Daniele e o que morava três casas depois da nossa tinha o filho chamado de Wilton, foram eles quem se mudaram para o Amapá e infelizmente o seu Manoel morreu por lá.

 

O Manoel pai de Wilton era tio do meu amigo Leandro. Já escrevi sobre ele, era o vendedor de suco que esperávamos ao final da tarde a fim de lancharmos de graça.

 

Esse Manoel era uma figura. Alcoólatra inveterado, uma vez inventou de dançar em cima de uma fossa, não deu outra. O chão afundou e todo o bairro foi conferir os bombeiros resgatando o pai de Wilton. Nunca tinha visto tanta gente indo ver uma tragédia e saindo de lá dando gargalhadas. Seu Manoel todo lambuzado de dejetos, e ainda morto de bêbado.

 

Uma coisa que seu Manoel fazia sempre que tomava uns gorós era organizar competição entre as crianças do bairro. Um dia ele organizava um campeonato de futebol, outro dia era corrida, também tinha competição de bola de gude e de pega-pega. E os primeiros colocados eram sempre premiados com algum valor em moedas.

 

Aquilo era uma festa. Todo mundo descalço, sem camisa, suados feito pano de cuscuz. No final de tudo, aínda jogava algumas moedas pelo "avanço". Isso era os anos 90!

 

 

George Barbalho
Enviado por George Barbalho em 02/09/2024
Reeditado em 03/09/2024
Código do texto: T8142612
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.