Foi mamãe quem botou moral II
Já contei que foi mamãe quem afinou o esgoto que passava em frente a nossa casa. Aquilo que antes parecia uma lagoa, se transformou num fino e singelo córrego. Mas esse não era o único problema. A frente da nossa casa também era o local de recolhimento do lixo, ou seja, o lixo de todas as casas, de umas três ruas próximas era amontoado bem em frente a nossa. Um verdadeiro lixão.
O carro passava recolhendo o lixo duas vezes por semana, mas isso não importava, mal o carro terminava de passar que já tinha gente colocando seu lixo para o próximo recolhimento. Era incrível isso.
A catinga era horrível e vinha toda para dentro de nossa casa. Os insetos e roedores faziam a festa no lixão e vinha tirar a sesta em nosso quintal. Ahhh, isso deixava minha mãe p da vida. Como eu já vos contei, o lema dela é " A limpeza Deus amou". E ela levava isso até às últimas consequências, nem queria saber se alguém iria discordar dela ou não. Para manter a nossa casa limpa, ela era a Xandona da higiene. E para isso, ela traçou um plano e eu e minha irmã mais nova estávamos envolvidos.
Sempre que alguém jogasse um saco de lixo no dia que não fosse de coleta, eu e Geny deveríamos colocar o saco de volta na porta de quem o jogou. Essa era a estratégia. Nunca estive tão animado.
No primeiro dia nunca trabalhei tanto. Eu já sabia onde cada um morava e quem eu tinha dúvida, seguia até sua casa e depois refazia o percurso com o seu saquinho de lixo e o colocava bem no meio da porta. Às vezes, a pessoa era persistente. A gente não fazia outra coisa, devolvia o saco novamente. Tanto colocasse como eu e Geny devolvia.
Era inevitável que acontecesse o inevitável. Um dia, parece que Geny e eu erramos a casa de alguém e colocamos o saco de lixo na casa de outra pessoa. Mas isso deu um muído!
A mulher foi com o saco e colocou em frente a nossa porta e ficou gritando. Dizia que era ali o local de colocar o lixo e isso era feito desde que o bairro existe. Mamãe devolveu dizendo que nem que se colocasse o lixo ali desde o tempo de Adão e Eva isso ia parar. E falaram mais dezenas de coisas. A rua encheu de gente, a oportunidade perfeita para todos ouvir de mamãe que o tempo de lixão em frente a nossa casa havia acabado.
Foi um mal necessário. A partir daquele dia, cada um segurava o seu lixo em casa até o dia da coleta. Nunca mais a frente da nossa casa foi o lixão do bairro.