Pescarias memoráveis
Meu pai morreu em 2002, quando eu tinha 15 anos. Então, essa minha recordação é de algum ano entre. 1998 e 2001. As nossas pescaria na Lagoa.
Para quem é de João Pessoa, a Lagoa dispensa apresentação. Para quem é de fora, vamos lá. A Lagoa é um parque público, que é uma lagoa ( por isso o nome) e que tem um chafariz no seu centro. À noite, a prefeitura iluminava o chafariz e ligava uma fonte que fazia jorrar um jato d'água que vinha refrescar a pele dos caminhantes e transeuntes que por ali passavam para pegar o ônibus. Mas a atração durou pouco, às dezenas surgiram casos de inflamação e infecção das mais diversas nas pessoas que por ali passavam, ou seja, descobriram que para o Gangues ter o nível de contaminação da nossa Lagoa ainda falta muito. E por que eu contei toda essa história? Lá era um dos locais preferidos de papai para pescar. E eu ia junto.
Não sei como está hoje, mas na minha época os peixes que tinham por ela eram a Tilápia, que chamamos de Chilápia, também tinha uns Tucunarés, apesar de pequenos, e o grande rei da lagoa era o Tambaqui. Esse sim era um monstrão.
Para quem não conhece, o Tambaqui é um peixe do norte. Não sei em que momento os soltaram na Lagoa, mas nunca saíamos de lá com menos de cinco bichões beirando os cinco quilos.
Papai e eu colocávamos umas dez linhas na água e esperávamos o peixe ser fisgado. Bem, papai esperava, eu passava revista nas linhas a cada um minuto tamanha era a minha ansiedade.
Uma vez, senti o bichão na linha e puxei! Era só um cesto de lixo. Alarme falso. Mas quando senti a fiscada de verdade, vou te contar, se papai não estivesse por perto, o peixe teria me puxado para água.
Se comiamos o peixe da Lagoa poluída? Não só comiamos como ainda distribuímos entre os vizinhos.
Quem os preparava era mamãe. Tínhamos duas opções, no molho ao coco ou frito. As duas opções eram deliciosas. Quando o estoque de Tambaquis acabava, papai juntava as linhas e lá íamos nos novamente à Lagoa.
Quando eu falo que pescava lá as pessoas não acreditam, justamente por saberem que é um local poluído. Não sei o que papai pensava. Talvez ele preferisse um peixe duvidoso a comer cuscuz seco. Foram pescarias memoráveis.