Um pescador dos grandes
Se tinha uma pessoa que tinha vocação para pescador, essa pessoa era o meu velho pai. Quando se tratava de iscar um anzol, ainda que ele viesse de retorno de uma pescaria de três dias, se alguém o chamasse para lançar uma tarrafa, a única coisa que ele dia era: avisa para Maria, minha mãe, que eu já volto.
Seu Fernando amava o mar, a maré, o rio, lago, tanques artificiais, canais de chuva. Ele já andava com o seu "morinete". E este não era o seu único item do arsenal. Tinha três tipos de tarrafas, mas só me lembro do nome de uma, maiadeira, acho que era esse o nome. Tinha outra para peixe pequeno e mais outra que não sei a categoria.
Rede de arrasto tinha duas. Uma pequena e uma enorme, para o mar. Essa era tão grande que era preciso uma trupe de pescadores para arrastá-la.
Uma corda com mais de duzentos anzóis presos, era o seu "espinhé". Uma linha enrolada num cano com um anzol e uma chumbada na ponta era a linha de mão. Tinha o "mereré", que era uma rede de pesca presa a um círculo feito de cipó. E completando o seu arsenal, ele tinha um bote que eu também ajudei a fazer. Minha contribuição era depois da aula e foi na calafetação e o pincel era feito com a parte do cacho de coco que fica presa no troco. Foram semanas trabalhando naquele bote. Pintamos ele de azul. Lembro de pai trabalhando nele e eu cheio de lama tentando pegar algum aratu.
Depois de concluído, a primeira coisa que fizeram foi roubarem o nosso bote. Nem inauguramos. Concluímos os trabalho a tarde e à noite nos passaram a mão.
Papai, policial velho, parecia já saber onde estava o nosso azulão. Nao deu outra. Depois de duas volta lá pelas Salinas Ribamar, encontrou o nosso bote.
Infelizmente nunca pude pescar nele. Numa pescaria com os camaradas, a esposa de um lançou uma praga; "Que o D'hiabo te carregue." E quase que carregava mesmo. Pai contou que deu um redemoinho no meio do rio que partiu a canoa ao meio, por sorte ninguém morreu. A partir daquele dia, ninguém mais pescou com o camarada amaldiçoado até ele se separar da bruxa da mulher.