TUBARÃO!!!!!
Quando eu tinha uns 12 anos, lembro-me de uma pescaria que meu pai organizou juntamente com alguns amigos lá da favela dos Ipês. Foi uma pesca de arrastão na praia.
Para quem não sabe o que é arrastão, é uma grande rede, que pode medir dezenas de metros de comprimento, e ainda tem dois paus que servem como apoio na hora de puxar a rede para a areia.
Foram uns 10 amigos para essa pescaria. A praia foi Tambaú ou Cabo Branco. Não me recordo bem. Tinha bastante turista no dia.
Cada vez que se ia a água e voltava demorava bastante. Pesa muito arrastar a rede, por isso era preciso muitos homens. Eu ficava na praia tomando conta das coisas.
A pescaria estava boa. A esposa de algum dos pescadores pegou um dos peixe e já foi fazendo um fogo. O ruim foi que esqueceram o sal, mas juro que não sobrou nem a cabeça do assado. E assim era, a cada volta, o maior peixe ia para a lenha.
Homens ao mar, mulher assando peixe e eu olhando o horizonte: TUBARÃO! TUBARÃO! TUBARÃO!
Foi a maior competição de natação estilo livre. Vi a hora aqueles homens reproduzirem o milagre de andar sobre as águas. A rede foi abandona, a prioridade era a vida.
Em terra, era a maior agonia. O feroz animal se aproximava rapidamente. Os turistas, numa era pré internet, filma com suas filmadoras e fotografavam suas suas câmaras de filme de 36 poses.
Na segurança da areia, graças a Deus, todos sãos e salvos, todos podemos ver que eram golfinhos. Tres belos golfinhos que nos brindaram com várias piruetas enquanto cruzavam nossa vista.