UMA VIÚVA VIRGEM
Quando criancinha eu tive uma catequista chamada Dona Raimunda. Uma santa senhora, negra, cega de um olho, muito pobre, e católica da velha guarda.
Minha família morava no bairro dos Ipês dos pobres, comunidade dos ipês ou mesmo a favela dos Ipês, onde seria um possível cemitério. Tinha toda a estrutura de cemitério, vez por outra as crianças encontravam uma ossada de cachorro e começam o burburinhos entre os moradores, para saber quem era o defunto. Por algum motivo desistiram da construção , então a galera invadiu o terreno. Lá moramos por 12 anos. Os encontros da catequese era num salão onde provavelmente seriam velados os corpos.
Foi com Dona Raimunda que aprendi a rezar o Credo e entender o que ele significa. O Santo Anjo, Pai Nosso e a Ave Maria foi com mamãe. A catequista nos ensinou as principais histórias bíblicas e a forma de como nos portamos na missa. O seu amor ao ensinar era contagiante.
Não me recordo quem eram todos os meus amigos de turma. Talvez minha irmã, não me lembro bem. Tinha Gil de Major, que era nosso vizinho, talvez Iris de Jurandir. Mas não cheguei a concluir a catequese, meus pais se tornaram protestante e a família toda passou a frequentar a Assembleia de Deus do bairro de Mandacaru, na avenida Mascarenhas de Moraes, número 135. Apesar de até se dizerem católicos, não me lembro de ter ido a uma missa sequer quando criança. Quando tinha uns cinco anos me lembro de uma procissão e só.
Uma vez, Dona Raimunda contou-nos um pouco sobre a sua vida e quando minha mãe perguntou o que eu tinha aprendido na catequese eu falei que a catequista tinha falado um pouco de como ela se tornou católica, e que ela era uma viúva virgem. Minha mãe achou a história mal contada e assim que viu Dona Raimunda perguntou sobre o que eu havia falado. Eu estava perto delas e as ouvi morrendo de rir. Dona Raimunda tinha dito que era uma moça virgem, que doara sua vida como leiga à igreja. Eu que havia entendido errado. Lembro deste episódio até hoje. E toda vez que meu pai a via dizia: lá vai a viúva virgem, e mãe morria de rir sempre.
Muito obrigado Dona Raimunda, por seus ensinamentos.