TEOREMA GEOMÉTRICO LINGUÍSTICO

ENUNCIADO: A soma dos quadrados das saxônias ( inglês/alemão) é igual ao quadrado da latina ( português).

Para entender do conteúdo teórico deste TEOREMA, é necessária a definição clara das terminologias matemáticas pertinentes.

O que é um teorema?

Em matemática, um teorema é uma afirmação que pode ser provada como verdadeira através de outras afirmações já demonstradas, com afirmações anteriormente aceitas, como axiomas.

O que é um axioma?

Na lógica tradicional, um axioma é uma sentença ou proposição que não precisa ser provada ou demonstrada, ela é considerada óbvia como um consenso inicial para a construção ou aceitação de uma teoria. Por essa razão, é aceito como verdade e serve como ponto inicial para dedução de outras verdades (dependentes de teoria).

Exemplos clássicos de axiomas: ( da matemática Euclidiana)

• Axioma 1: Duas coisas iguais a uma terceira, são iguais entre si.

• Axioma 2: Se parcelas iguais forem adicionadas a quantias iguais, os resultados continuarão sendo iguais.

• Axioma 3: Se quantias iguais forem subtraídas das mesmas quantias, os restos serão iguais.

• Axioma 4: O todo é maior que a parte.

O que é uma prova?

Prova é o processo de mostrar que um teorema está correto. O termo teorema foi introduzido por Euclides, em Elementos, para significar "afirmação que pode ser provada".

O que é um teorema geométrico linguístico?

É um teorema que se utiliza de verdades matemáticas e geométricas comprovadas associadas a verdades linguísticas demonstradas para formular proposições hipotéticas acerca de processos didáticos para a aquisição de segundos e/ou terceiros idiomas.

O Teorema Geométrico Linguístico é similar ao teorema de Pitágoras para possibilitar o ensino de dois idiomas ao mesmo tempo de forma consecutiva ou alternada, Inglês e Alemão para Brasileiros, Alemão e Português para Ingleses ou Português e Inglês para Alemães.

Ideal para comunidades de colonização alemã que perderam o idioma pátrio por alguma razão, e não resgataram em função das dificuldades de natureza didática, social, ou política.