Afinal de contas Clítoris ou Clitóris

Xii eu acabei me enrolando todo ao tentar escrever no meu texto, o nome desse pequeno órgão erétil do aparelho genital feminino, que fica situado entre os pequenos lábios e é responsável por tamanha fonte de prazer nesse ser tão doce que tem a alcunha de Mulher.
Na tentativa de sanar minha dúvida corri para os dicionários, mas foi aí que fiquei mais confuso, pois até mesmo os linguistas divergem-se entre eles. A maioria dos dicionários o acento recai no O e para uma minoria deles recai no I. Mas o que mais me chamou a atenção que numa edição anterior do Aurélio dava como certa o acento no O, já nas revisões realizadas no Aurélio XXI tal palavra é variante de Clítoris, conforme visto o acento agora recaindo no I.
Enquanto eu fazia a pesquisa, buscando o esclarecimento dessa palavra, algo hilariante me chamou a atenção. Um homem perguntando numa rede social como era a pronúncia correta desse tão disputado órgão recebe de bate pronto a resposta de uma determinada mulher: “Me admira muito vocês homens não saber onde cai o acento desse órgão, sendo que o mesmo não sai de vossas bocas”.
Pois querendo ou não acabamos entrando num paradoxo, onde o conhecido e amado acaba se tornando confuso e desconhecido, rs. Enquanto essa contenda não é cessada, continuarei colocando o acento no O.

 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 28/11/2017
Reeditado em 02/09/2020
Código do texto: T6184480
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.