Pois é meu bruguelinho, quando você nasceu, muitos vieram nos visitar, ainda escutei quando alguém disse baixinho dirigindo a fala só para esse outro ouvinte – Nasceu o macaquinho mais lindo da floresta, ai eu me senti orgulhosa por você, isso está confirmando que você é mesmo um menininho lindo, nem precisa dizer nada, eu te entendo só pelos seus gestos e seu modo de me olhar com esses seus olhinhos tão reluzentes, eu te amo meu bruguelinho.

Quando você estava para nascer eu procurei incessantemente um lugarzinho bem aconchegante para essa sua vinda, e esse galho nesse tronco foi o escolhido, estamos amparados das intemperes que há de vir, essa abertura na madeira desse tronco será nossa porta para esse nosso lar repleto de carinho, vou sempre te acondicionar nessas folhagens que trouxe de longe só para você, não se preocupe, sua comidinha nunca deixarei faltar até quando você estiver na idade de sobreviver sem os meus cuidados.

O tempo passou muito rápido na vida desses mãe e filhos, as bromélias que floresceram nos dias que Bruguelinho veio a essa vida já floraram mais de uma vez, nessas alturas desses acontecimentos ele já se sentiu dono de si. Um dia desses quando a mamãe macaca chega à casa com toda a refeição para junto saborearem, grande foi a surpresa, a casa já estava vazia, choro e desespero não pode ser evitado, em sentimentos ela dizia - ... é, ele  estava grandinho mesmo, na hora de cuidar de sua própria vida, que o grande espirito da floresta cuide de meu Bruguelinho, um dia qualquer nessa vida ainda o encontrarei, vou lambe-lo por inteiro do mesmo jeito que fazia quando ele era bebezinho, te amo meu Bruguelo.

Mamãe macaca saiu um pouco à fora de casa para chorar essa decepção, quando lançou os olhares a grande árvore de embaúba, lá estava alguns macaquinhos brincando, saltando e comendo o fruto dessa árvore, grande foi a surpresa, o Bruguelinho estava lá, pronto!... acabaram as preocupações da mamãe macaca, o chamou e logo ele atendeu enquanto foi logo explicando a situação – Mãe, não foi dessa vez que me apartei de você, mas me aguarde, amanhã bem cedinho sairei dessa casa para sempre, vou cuidar de minha vida, não quero que chores por mim, você tem que entender que isso teria que acontecer um dia. Mamãe macaca quando acordou nessa manhã sentiu um grande aperto no coração quando o lugarzinho do Bruguelinho estava vazio, agora ela tem a certeza, agora é pra valer.

antherport/(**)