O acidente com o tomate.
- Só tem preço, a qualidade é o que mais falta na mercadoria, até acho que eles lustram esses tomates para que fiquem bem aos olhos do consumidor, como não tem outra alternativa, vou levar uns dois quilos. (disse dona Petra enquanto avaliava fruta por fruta). Quase encheu a sacola plástica, depois disso dirigiu-se a sessão de peixes e aves.
- Vá pros diabos mulher da peste, ainda bem que não me pegou, eu detestaria me acabar dentro da cozinha dessa sujeita ranzinza, fiquei gelado quando ela passou os dedos por cima de minha pele vermelha e reluzentes, dessa vez me escapei. (disse o jovem tomate que ficava a baixo do monte de exposição).
Do lado de lá,  ali quase coladinho com o monte de tomate, a banca de quiabos, de veras quiabos muitos saudáveis e apetitoso, no ponto de fazer um delicioso molho, diga-se de passagem, tomates e quiabos sempre acabam na mesma panela.
- Oi amigo tomate, é você que está aí?
- Sim, viemos da mesma horta, lembra do senhor Kazu quem cuidava de nós, um senhor muito bondoso, nunca deixou nos faltar água, os esguichos não sessavam, aquela chuva mesmo que artificial, mas tão prazerosa, tivemos o privilégio.
- Verdade vermelhão! (disse o quiabo emocionado pelo reencontro com o amigo)
Foi uma bela formação, hoje estamos aqui a venda nesse supermercado, os humanos dizem feirinha de preços baixos, vê se pode?...
Novamente juntos, todos nossos amigos, aqueles que viveram conosco lá na várzea... aí, aí, vou sair um pouco desse sufoco, vou pra cima da pia para enxergar a turma, ali estão as cenouras, batatas doce, beterrabas, pimentão... ah, ah, ah... faz me rir a negada estão todas ali exibindo essa cor negra e muito linda, amo essas meninas.
A exposição de beringelas pertinho dos amargosos jilós, sempre com aquela cara de poucos amigos.
- Falar a verdade, nunca vi outros mais mal humorado viveram todas ali bem pertinho de nós; as beringelas, cada uma mais sex que a outra, antes de ir embora quero ficar nem que seja um minutinho com essas amigas, dificilmente alguém vai comprar beringelas e tomates, não combinam. Esse alvoroço todo, ainda que a hora e de manhã, o estabelecimento abriu as portas agora a pouco, imagine quando chegar o horário de pico. (Disse o tomate)
- Há-há-há... não vai sobrar pra ninguém, imaginem se escaparei dessa escolha, quem suportaria ver e não levar essa coisa linda... eu.
Quem não gosta de uma negona gostosa como uma de nós, nosso prazer é servir essas bocas famintas, azeite quente pra mim é como um banho numa banheira de -agua quente, há-há-há, fica aí quiabo babão, pela preferência dos comilões nós nunca estaremos junto, nunca vi pratos de tomates e beringela sendo servido.
-Aí que pena negona, vou até lhe revelar um segredo, sou apaixonado por você, infelizmente não me dá o mínimo de atenção, sou ligado em vocês dês de quando vivíamos sobre os cuidados de seu Kazu, sempre babei por vocês. (Disse o amigo Quiabo)
- Olha aqui amigo gosmento, eu também tenho algo a confessar,  também tenho uma certa quedinha por você, acho que por causa dessa sua baba, acho interessante, a gente desliza com facilidade, você também tem uma ponta firme, parece com algo que fura, penetra, mas infelizmente quando fica bem no ponto só serve para tirar semente. (Disse uma das beringelas com a fala cheia de vaidade).
Em seguida o tomate interrompeu a fala do casal de leguminosa
- Vai ser tanto corre-corre que certeza não me librarei dessas mãos femininas selecionando os frutos mais saudáveis, não querendo ir para o lado de gabola, mas eu sou um belo jovem tomate, não tenho nenhuma ranhura na pele, sou vermelho por igual, ai se eu pudessem dar dum jeitinho e pular pro lado das Beringelas e interromper o papo desse Quiabo, sinto que estou todo enciumado, vou cassar um jeito de chegar lá, vou me jogar no chão e quem sabe alguém me joga mais pra perto do monte das Beringelas, vou me arriscar... puf!!...cai...Tô  no chão, ainda bem que não fui parar no meio da passarela, vou aguardar alguém me pegar e jogar lá na pia das Beringelas.
Quando os amigos do tomatão perceberam que ele havia caído no chão, todos ficaram preocupados, pois alguma pisada poderia ser fatal; as pimentas e os pimentões   descabelavam gritando alto...
- Cuidado!..., cuidado tomate, alguém pode te pisar.
Nem terminou de falar, logo chutaram sem querer o simpático tomatinho, quando o mesmo foi parar no meio do corredor, aí mau veio acontecer, foi um acidente terrível, as Beringelas ficaram aterrorizadas vendo em pleno corredor seu amado tomate todo esmagado, contrário dos Quiabos e Jilós vibraram de satisfação ao ver seu rival estatelado ao chão.
- Puxa! que maldade desses dois aí festejando a morte tão trágica desse nosso amigo e simpático tomate, como foi que isso aconteceu? (perguntou o Mamão a quem poderia responder.) a Beringela maior se atirou a frente da resposta e foi logo tentando explicar em meio de muitos soluços, choros e lágrimas.
... eu vi, eu assisti tudo, foi muito trágico; dona Petra surgiu lá no começo do corredor, vinha apressada, com o carrinho pesado, mais ou menos  uns trezentos e oitenta reais $ em compra, dona Petra deixou seu Nicolau na cama, senhor doente dependente da cadeira de rodas, essas compras seria para fazer sopinha do seu Nicolau, já havia passado da hora, por isso estava tão apressada tentando manobrar aquele carrinho de rodas desalinhadas, só ia para esquerda, der repente a roda dianteira atingiu em cheio o tomatinho, depois a roda traseira do carrinho de dona Petra acabou completando o serviço, ali no chão os restos de que sobrou do senhor vermelhão.
- Que pena, mesmo que somos de espécie diferente eu ainda gostava desse falecido, bom sujeito, fiquei sabendo que ele queria por todas as maneira ficar junto das Beringelas, foi por isso que sofreu esse acidente, não conseguiu chegar ate a banca das negonas mais gostosas dessa feirinha, ele me disse uma certa ocasião que amava muito as Beringelas e que um dia gostaria de ficar pertinho delas nem que fosse uns minutinhos, lamentar pra quê, todos nós estamos pronto a qualquer momento.
As mocinhas da limpeza... parecia um cortejo fúnebre, ficaram de pé em cima do corpo no finado tomatinho e em seguida Nanci posicionou a pá e com a vassoura empurrou o restos mortais do vermelhinho mais querido da feirinha, foi uma grande lástima, todos os leguminosa se esvaíram em pranto, cebolinha, pimentão, cenouras, pimenta malagueta, mais escândalo mesmo que deu foi a cebola, expelia lágrimas para todos os lados, as Beringelas até admirou. A moça da limpeza conduzia o finado para o tambor de lixo nos fundos do supermercado realmente um cortejo triste. 

antonio herrero portilho/ 16/11/2020  
      
 
 

 
Antonio Portilho antherport
Enviado por Antonio Portilho antherport em 17/11/2020
Reeditado em 22/11/2020
Código do texto: T7113696
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.