FUGA IMPROVÁVEL
 
À sombra de um juá, um velho sertanejo, conhecedor de muitas histórias de viajantes fugindo da seca do sertão, conta a algumas crianças a história de amizade entre Zé-maria, um pequeno menino que se perdeu da família e precisa escapar de um paleontólogo malvado, traficantes de pássaros e um grupo de cigano que não aceita que um membro de seu clã deixe a tenda, e Sebito um papagaio que foi abandonado de propósito na caatinga pela a nora de sua dona na mudança para o sul.
Assim começa FUGA IMPROVÁVEL, uma história imperdível baseada na imaginação de um menino que deixou o sertão, mas parece que nunca saiu de lá.
 
QUEM É QUEM?
ZÉ-MARIA
É um pequeno menino nordestino muito esperto, obstinado e cumpridor de suas promessas. Esquecido por sua família após passarem em uma balsa no Rio São Francisco vindo do sertão nordestino, Zé-maria perdido na caatinga encontra um papagaio falador e reclamão que será seu parceiro numa aventura que mudará suas vidas para sempre tentando reencontrar suas famílias.
 
SEBITO
Assim como Zé-maria o papagaio Sebito se vê de repente completamente sozinho na caatinga. Sebito apesar de ranzinza e falador acaba se afeiçoando ao Zé-maria e os dois se tornam amigos inseparáveis. Tudo que querem é encontrar suas famílias no longo caminho até o sul do páis.
 
 
 
PIERRE
Um paleontólogo que vive no Brasil há muitos anos, metido a besta que se diz protetor de aves, mas seu verdadeiro objetivo é traficar aves silvestres para a Europa. Tudo que ele quer é capturar Sebito e seus descendentes na intenção de manda-los para a França.
 
VAQUEIRO
Um trabalhador sério e cheio de princípio de uma fazenda, ele é um legítimo sertanejo, fala pouco, mas sua vivência na caatinga, sua experiência e sua sabedoria se impõem. Sua coragem será fundamental para ajudar Zé-maria, Malu e Sebito em suas aventuras numa viagem para o sul do país.
 
CARMENCITA
Uma cigana que tem um grande coração, chefe de um bando de ciganos de aspectos peculiares, mas que, na verdade são totalmente pacíficos. Como alguns outros elementos dessa história, Carmencita é uma revolucionária, sendo líder de cigano, fato não comum naquela época na comunidade cigana.
 
MALU
Confidente e amiga de Zé-maria, que também não é cigana de origem, foi entregue ainda bem novinha por sua mãe aos ciganos em uma hora de desespero, Malu planeja deixar a tenda se juntar a dupla de aventureiros e seguir viagem em busca de sua mãe que também deixou o sertão rumo ao sul do país.
Léo Pajeú Bargom Leonires
Enviado por Léo Pajeú Bargom Leonires em 20/07/2013
Reeditado em 22/07/2013
Código do texto: T4396340
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.