Episódio 6: Supérfluo

Da série: Construtivando [nota 1]

(Pituquinha e suas estórias) [nota 2]

Episódio 6: Supérfluo

Pituquinha estava toda feliz no supermercado com papai, mamãe, Lelequinho, seu irmãozinho mais novo, ainda no carrinho de bebê, apresentado de relance no episódio 1, e seu tio materno, Liminha, o fazedor-de-poesia do segundo episódio, neto do vovô bisavô Fêdo. Ela se divertia muito, principalmente com o titio, que tinha o mesmo nome do “papai-da-mamãe”, como também costumava falar. Sempre que podia, vivia grudada no tio Liminha. Ele era um ex-gordinho, de barba bem aparada e estreita, com uns óculos de aro, e uma demasiada falta de proteção capilar na comissão de frente da cabeça. Era um xodó só com esse tio.

— Tio, eu contei para professora seu trabalho “de verso”, sabia?

— É mesmo, Pituquinha? Que trabalho é esse? Disse o irmão da mãe com o compreensível desaviso de quem não leu a segunda estória citada.

Antes de ela responder-lhe, o pai, que acompanhara o incipiente diálogo, à curta distância, atalhou:

— Lima, em casa ela lhe conta tudo, senão a gente não vai sair daqui hoje.

Fez-se um breve silêncio: forçado.

( ). Mais adiante, porém, ao passarem, toda a família, pela seção de frutas cítricas, Pituquinha, falou com uma gargalhadinha contagiante no final:

— Olha, tio, o vovô!

O vovô já, há muito, sacolejava na cadeira de balanço em cima das nuvenzinhas que o papai-do-céu tinha feito para ele, assim falara a mamãe para a filha, que não o conhecera, mas que gostava dele só pelas estórias que lhe contavam e também por algumas poucas fotografias da época.

— Vovô? Onde? Falou o tio, comprando aquilo que, já consabido, seria mais uma invencionice infantil.

— Ali, naquelas bolotas verdes.

Eram na verdade limões. Como ela, aprendera a chamar o tio pelo apelido, “Liminha”, logo o avô, de mesmo nome, seria o “Limão”.

Todos riram incontidamente pela súbita sagacidade infantil. Até mesmo uma simpática velhinha, ao lado da trupe, solidária à brincadeira que tomara ciência apenas pela metade, sorriu, talvez evocando secretamente a lembrança de circunstância semelhante proporcionada por alguma netinha, tão serelepe quanto.

Seguiram caminhando descontraidamente. Separaram-se, providencialmente, do grupo, o pai e o cunhado, para acelerarem o processo de coleta dos produtos desejados, nas prateleiras dos corredores vizinhos. Neste momento, Pituquinha, vendo-se diante da seção de doces e biscoitos recheados, não resistiu e perguntou:

— Mamãe posso pegar umas coisinhas?

A mãe, permissiva, não objetou, mas antes que pudesse estabelecer limites quantitativos à sanha da garotinha, perdeu a disputa para as gôndolas coloridas e açucaradas.

Pituquinha depois de parcos minutos, tornou com uma profusão de guloseimas e biscoitos caramelizados e cor-de-rosa, que mal podia abarcar com as mãozinhas inquietas.

O pai, Leonildo, que acabara de regressar com alguns pacotes mais baratos de arroz, feijão, açúcar e macarrão (com o perdão da rima), vendo o exercício de compra compulsiva da filha, falou para a esposa, em volume de voz não comedido:

— Amor, é muita coisa. A gente ainda está se equilibrando.

Dizia o pai, que outrora demitido, conforme citado no episódio 5 desta série, somente há muito pouco se recolocara no mercado de trabalho, e ainda com um salário bem inferior ao percebido anteriormente.

— Pituquinha não vai poder levar tudo isso, é caro. Uma coisinha ou outra vá lá, mas supérfluo não dá para levar em quantidade, arrematou.

A menininha ficou triste, ensaiou um chorinho, mas resignou-se. No episódio anterior, tinha se conformado em não ver, naquele final de ano, o Mickey na Disney, mediante promessa renovada pelo pai, de que, tão logo a situação financeira melhorasse, pudesse finalmente estar com o famoso camundongo das estorinhas e seus amigos de quadrinhos.

Por isso, ao ver regressar do corredor de enlatados o tio Liminha, correu ao seu encontro e disse:

— Tio, me ajuda a encontrar e tirar do carinho de compras esse tal de supérfluo. É que eu só me lembro de ter pegado os chocolates, as balas de goma, as pastilhas, as jujubas, as bolinhas coloridas, o doce de leite, os biscoitinhos de morango e caramelo...

Notas:

[1] “Construtivando” é um neologismo derivado de Construtivismo: corrente de pensamento que ganhou projeção pela obra de Jean Piaget, a qual valorizava o processo de aquisição do conhecimento por intermédio da interação do homem com o meio, ou seja, pela percepção da realidade, em oposição aos modelos conceituais pré-concebidos.

[2] Pituquinha é uma menininha de 5 anos muito serelepe que adora aprender coisas novas e contar para a sua professora, “tia” Nubinha, e seus amiguinhos. De vez em quando, ela também faz umas perguntas engraçadas para a “pró”, seu pai, sua mãe, seu tio e com quem mais ela puder conversar

...................................................................................

<** CONVITE **>

Caro leitor, escritor ou não: Se você gostou deste texto ou se tem alguma ressalva sobre ele, é muito importante que VOCÊ COMENTE expressando a sua opinião. Talvez você não saiba, mas o seu comentário, seja um elogio ou uma crítica funciona como uma espécie de bússola, sinalizando se nós, poetas, contistas, frasistas, romancistas, pensadores, cronistas, enfim, operadores da literatura, estamos no caminho certo, no sentido de atingir o seu coração. Embora algumas vezes o nosso trabalho tenha um caráter mais intimista, muitas outras vezes nossos escritos são feitos PARA VOCÊ, QUERIDO LEITOR, pois é você que é a causa da nossa existência literária. Portanto, sem mais delongas, convido-lhes a comentar este e outros textos meus e de outros autores. Ficaremos muito felizes em "ouvi-lo" qualquer que seja o teor das suas palavras. Um grande abraço e obrigado pela acolhida.

.................................................................................................

© Leonardo do Eirado Silva Gonçalves

Dezembro/2017

Leonardo do Eirado
Enviado por Leonardo do Eirado em 03/06/2018
Reeditado em 25/06/2018
Código do texto: T6353961
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.