A Coruja Lapônica

Em muitas partes da Finlândia, havia lagos e riachos de águas cristalinas e franjas de zonas selvagens praticamente virgens, onde se ouvia os suspiros do vento nas florestas e desfrutar o ar fresco.
Ao norte deste país, encontrava-se a região da Lapônia. Aí viviam o Falcão Gerifalte e a Coruja Lapônica.
Conta-se que o Falcão Gerifalte, por ser o maior falcão do mundo, tinha fama de valentão e folgado.
Não fazia muito esforço para conseguir seu alimento, aproveitando-se da ausência de outras aves, costumava comer os filhotes alheios.
A Coruja Lapônica tinha hábitos noturnos.Alimentava-se de pequenos mamíferos.
Dona Coruja, preocupada com sua cria, estava tendo problemas para alimentar-se.Temia deixar a pequena corujinha solita.
Toda noite, o Falcão rondava o ninho dela lançando olhares desafiadores.
Ela já estava cansada daquela situação.Porque aquele falcão não ia ocupar-se com os galos selvagens.
Numa certa noite, Dona Coruja teve uma idéia.Pediu a sua comadre que cuidasse de seu filhote.
Pegou uma pedra e nela colou algumas penas.Colocou a suposta corujinha no seu ninho e saiu voando.
Ficou na espreita à espera do Falcão Gerifalte.
_ Hoje, ele vai aprender a não comer os filhotes alheios! _ falou ela para si mesma.
Passado algum tempo, o Falcão deu um vôo rasante direto no ninho da Coruja Lapônica.Com suas garras segurou “o filhote”.
Sentiu um peso diferente...Aquilo não era uma corujinha.Fora enganado.Jogou fora a pedra e saiu voando faminto.
A Coruja Lapônica voltou para seu ninho e continuou a cuidar de sua cria.
O Falcão Gerifalte não voltou mais a incomoda-la.Passou a comer os galos selvagens apanhando-os de surpresa.

Moral:
Para atingir nossos objetivos, um pouco de esforço faz-se necessário.


A Coruja-lapônica (Strix nebulosa) é uma espécie de ave estrigiforme pertencente à família Strigidae.




Falcão-gerifalte (Falco rusticolus)