MARIA GORDINHA - HISTORIAS INFANTIS

(Reconto de uma antiga história que ouvia na minha infância).

No pequeno casebre no final de uma rua de terra a família de lavradores vivia feliz. Seu Juvenal trabalhava nas fazendas próximas ao povoado, Dona Isaura e a pequena Maria ficavam em casa.

Um dia, aconteceu uma tragédia. O pai de Maria caiu doente com uma febre misteriosa e morreu. As duas ficaram inconsoláveis. E agora? Quem iria suprir as necessidades da família. Dona Isaura não tinha como trabalhar fora, pois não havia ninguém que pudesse cuidar da pequena Maria. Mesmo assim, preocupada com as necessidades da filha, ela encontrou um jeito de arrecadar algum dinheiro. Sabia costurar muito bem e começou a fazer roupas para os vizinhos e amigos. Mas o dinheiro ainda era pouco para todas as despesas da casa. Um dia Dona Isaura pegou uns retalhos de tecidos deixados pelas freguesas e fez algumas bonequinhas de pano.

Quando Maria chegou da escola, ficou encantada, não acreditava que a mãe fosse capaz de ter confeccionado as lindas bonecas:

_Mamãe! Foi mesmo você quem fez essas lindas bonequinhas?

_ Sim minha filha e estou pensando... Você poderia levá-las domingo na praça da igreja após a missa para vendê-las. O que você acha?

_ Ah, tenho certeza de vamos vendê-las mamãe! Todas elas são lindas!

Assim começou o negócio de Dona Isaura e Maria com as bonecas de pano. Dona Isaura fazia as bonecas durante a semana e no domingo enchia um grande cesto de bambu. Quando terminava a missa, as crianças vinham correndo acercar-se de Maria para ver as bonecas. E o dinheirinho que arrecadavam com a venda servia para comprar mantimentos para a casa.

Certa vez, Dona Isaura fez uma bonequinha diferente. Era gordinha, de vestidinho azul matizado de pequeninas flores amarelas. Dona Isaura caprichou nos olhinhos e na boca, bordando com pontos minúsculos cada detalhe. Os cabelos eram pretos, de seda desfiada de um antigo vestido de festa.

Assim que Maria viu a boneca, ficou encantada com ela:

_Nossa mamãe, que bonequinha linda você fez! Ela é tão fofinha! Vai se chamar Maria Gordinha! Posso ficar com ela, mamãe?

A mãe de Maria ficou com muita pena da filha, mas sabia que precisavam do dinheiro das bonecas. Então disse:

_ Não minha filha, nós precisamos desse dinheiro, você bem sabe. Mas, prometo fazer outra para você.

_Mas, mamãe você não conseguirá fazer outra igual a essa! Deixe-me ficar com ela, por favor!?

_Não Maria, essa deverá ser vendida. Agora me deixe trabalhar, preciso terminar as bonecas.

Maria ficou inconformada, sabia que quando sua mãe falava não, era definitivo. Os dias se passaram e logo chegou domingo. Dona Isaura fez como de costume, encheu o cesto de bonecas e lá foi Maria para a porta da igreja. Ela colocou a boneca Maria Gordinha lá no fundo do cesto e as outras na frente desta, para impedir a vista da sua bonequinha preferida, imaginou que se a escondesse, não tivesse quem a escolhesse e assim poderia voltar com ela para casa.

Total foi o engano de Maria, quando logo apareceu uma meninha de cachinhos dourados e olhinhos azuis que gritava:

_ Mamãe, mamãe, quero aquela boneca! Aquela gordinha!

Maria escondeu uma lágrima, mas entregou a bonequinha. Quando voltava para casa, ia muito triste pelo caminho e chegou chorando. Sua mãe correu a seu encontro pensando que lhe tivesse acontecido coisa pior:

_ O que foi Maria, não conseguiu vender todas as bonecas?

_Não mamãe, eu vendi todas elas. _ Falou Maria em soluços.

_ Mas então minha filha, conte-me o que aconteceu. Roubaram-lhe o dinheiro, foi isso?

_ Não mamãe, é que eu vendi a Maria Gordinha... e eu queria tanto, tanto ficar com ela.

Dona Isaura abraçou a filha comovida:

_ Oh minha filhinha! Não precisa chorar, venha! Enquanto você vendia as bonecas, mamãe fez uma outra para você. E essa será sua, a sua Maria Gordinha!

Maria pegou a boneca e seus olhinhos brilhavam de felicidade, era mesmo idêntica à outra.

_ Mamãe! Você conseguiu! Essa é igualzinho à outra, a Maria Gordinha.

Maria e sua mãe continuaram suas vidas. O negócio de bonecas cresceu tanto que colocaram uma pequena loja de artesanato na cidade. Maria se tornou uma linda moça, estudou e se formou para professora, mas nunca mais se separou da querida bonequinha Maria Gordinha.