A BATATA FRITA AVENTUREIRA NO BRASIL


Escrever é fundamental. Saber traduzir suas próprias idéias, compreender as dos semelhantes.
É importante desenvolver a criatividade e a imaginação de nossas crianças.
A vida atual os transporta para frente da televisão ou do computador e é somente lendo bons textos e escrevendo que elas
vão poder imaginar e viajar por mundos que nós nem podemos acreditar que existam.
Através dos textos de Ilona Bastos, meus alunos encontraram prazer na leitura e subsídios para usarem toda sua imaginação,
escrevendo aventuras para a Batata Frita Aventureira.
Como dizemos na 3ª série A da Escola Rui Barbosa, Lomba Grande, Brasil:
CRIATIVIDADE É IMAGINAR. COPIAR NÃO É NADA.
Denise de Souza Severgnini.
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RUI BARBOSA
Lomba Grande, Novo Hamburgo, Rio Grande do SUL, Brasil
Professora Denise de Souza Severgnini Série: 3ª A Turno: Tarde
Ano: 2002
· Continue o texto, "A BATATA FRITA AVENTUREIRA" de Ilona Bastos, inventando uma aventura para a Batata Frita. 

http://br.geocities.com/ilonabastos/page27.html
· Dê um nome para a Batata Frita.

A BATATA FRITA
A Batata Frita foi à procura de aventuras na cidade com um garfo espetado nela.
Foi andando de carro e saiu cidade a fora.
Um monstro viu a Batata e quis comê-la.
Ela enfrentou o monstro, mas ele comeu a Batata.
Ela estava na barriga do monstro e tentava sair batendo na barriga dele.
Bateu e o monstro morreu, antes ele abriu a boca e ela saiu.
A Batata vive alegremente e feliz.
Douglas Eduardo da Silva

A AVENTURA DE PAN
No dia que Pan saiu do prato de batata fita, ela foi para a floresta.
Teve que pedir ajuda para uma raposa que ali passava. Ela disse: _Posso ir com você? Preciso de uma carona nas suas costas.
A raposa respondeu: _ Pode sim!!!
Elas foram para um lugar mais seguro, mas a raposa estava com más intenções. De noite, ela iria comer a batata frita.
Pan foi para trás de uma pedra, pois sentiu algo estranho na raposa.
A raposa procurou a noite inteira, De manhã cedo, a raposa estava dormindo e a batata Pan saiu escondida dela.
Depois disso, Pan foi para outra aventura no Mundo dos Dinossauros.
Por má sorte, um dinossauro come a batata frita.
Elisandra Carvalho

A BATATA FRITA FUMACINHA
A batata frita Fumacinha queria aventura e ela sabia aonde ir: para o Mundo da Imaginação.
Agora, vai começar o show! Ela gostou, mas não ficou muito tempo ali.
Fumacinha parou na Terra dos Dinossauros, mas não é só isso...
Ela caiu dentro de um milho. E você adivinhe de quem era aquele milho? Era de Dom Tiranossauro rex.
E o dinossauro engoliu a batata.
Na hora dele fazer as suas necessidades, Fumacinha saiu inteirinha.
Mas tudo saiu bem, Ele foi para o mar. Lá havia tubarões.
Ela teve que lutar com um tubarão. Usou todos os seus poderes e venceu o bicho.
Depois, ela foi para o espaço, mas lá não tinha nada.
Fumacinha voltou para casa e ficou bem.
Jusiane de Morais

A AVENTURA DA BATATINHA
Faisquinha arrumou suas malas e pegou um avião para os Estados Unidos. Comprou uma casa com piscina.
E chegou lá na sua casa. Botou seu biquíni e foi tomar banho na sua piscina.
Apareceu uma coisa preta na água. Ela pegou uma estátua para bater naquilo.
Era um monstro de três cabeças. Faisquinha tirou a estatua no monstro e a quebrou em mil pedaços.
Pegou uma pedra e jogou nele. O monstro caiu na piscina. Ela puxou a tampinha e o monstro caiu no ralo.
Faisquinha ficou feliz e foi jantar e pode dormir sossegada.
Roberta Busz

A BATATA FALANTE
A batata frita Falante foi passear no bosque e se perdeu.
Procurou e achou o caminho de volta para casa.
Quando lá chegou, foi traída por suas irmãs.
Ela foi parar na panela. A Batata disse: _ Socorro! Eu estou frita, estourando. Ajudem-me!
Ela ficou torradinha e morta. Foi para o céu das batatas, mas lá tinham muitos dragões.
Eles atacaram a batata Falante. Ela lutou muito e ficou cansada.
Veio um monstro de muitas cabeças e lutou com ela também, mas ela matou o monstro.
Acabou a aventura!!!
Uniane Rafael Carvalho

A BATATA AVENTUREIRA
A batata frita saiu para viver uma aventura. Ela foi numa casa, na outra casa...naquela casa, ela foi descansar no galpão.
O galpão era lindo e era lotado de coisas. Eram ventiladores de ouro...os animais eram lindos também. Eram: bois, coelhos, cabritos, vacas, terneiros, cavalos, cachorros e gatos.
Os animais eram muito mansinhos e bonitinhos.
A batata encontrou um menino muito querido. O nome dele era Pedro.
Pedro trabalhava no galpão e lá vivia.
Pedrinho ficou muito amigo da batata, o melhor amigo que a Batata tem. A Batata é a melhor amiga de Pedrinho.
A Batata frita todo dia vai à horta com ele e trabalha. Sempre vão ser os melhores amigos.
A Batata falou: _ eu nunca vou me separar de ti, meu amigo!
Jéferson da Silva Haubert

A BATATA FRITA QUE GOSTA DE AVENTURA
... e a Batata falou para Miguel: _Vamos para uma aventura?
_ Vamos lá! - concordou a Batata.
A mãe estava curiosa com o filho falando sozinho.
_Miguel, come essa batata!
_ Não posso, mãe, ela quer aventura! -disse o menino.
_Você está imaginando coisas!
_ Não, mãe! Faz mais batatas que essa eu não vou comer.
Enquanto a mãe fritava mais batatas, a Aventureira fugiu para o quintal e lá encontrou uma cobra. A cobra disse: _ Eu vou comer essa batata e tchau!
Lá se foi a batatinha para a pança da cobra.
Larri Gomes

*****************************
A BATATA FRITA
A Batata gosta de aventura, muita aventura. Nasceu de um pé de batata, foi colhida e frita. Essa é sua história...
Num dia de sol, a mãe de um menino foi às compras e comprou um quilo de batata. Picou todas e foram parar numa linda frigideira furada.
O óleo escorreu e a batata aventureira foi embora, fazendo todo tipo de aventura. Andou de balanço e quase caiu no chão.
Ela enfrentou um tucano e o tucano queria comê-la.
Ela entrou numa casa e pediu ajuda para um porco comilão. Ele disse: _ Quem vai comer você, sou eu!
Ela saiu dali correndo e foi parar num restaurante e encontrou um batata!!!
Eles fizeram mais aventuras juntos.
Patrik Siqueira

A AVENTURA DA BATATA FRITA
Era um dia de sol, e a mãe de Miguel fazia o almoço, batata frita e churrasco.
O almoço já estava pronto. Ela serviu o prato do filho.
A batata que ali estava ficou com medo de ser comida. Ela era um tanto maluca e conseguiu sair do prato.
Andou por muitos caminhos e muitas terras. Enfrentou muitos monstros até que cansou e foi dormir na casa da professora Denise.
Ana Paula Landim

A batata é...

A Batata é...
A batata é boa.
A batata é linda.
A batata frita é gostosa.
A batata caminha.
A batata é redonda.
A batata é quente.
A batata é saborosa.
A batata pula.
A batata é aventureira.

Luana Lopes de Oliveira
Jéssica Vanessa Passos