A Menina Maluquete - Capítulo 4

Capítulo 4 Prestando Atenção

Tia Malu anda muito ocupada. É que ela é adulta e, apesar de ser professora aposentada, ela tem mil atividades, projetos, planos, desejos, como qualquer pessoa saudável.

Esta tarde, quando tia Malu apareceu no Jardim Encantado para ver o por do sol, lá estava a menininha, sentada no banco, balançando as perninhas.

-Nossa tia Malu, você sumiu..., reclamou.

-Desculpe minha lindinha, mas os adultos são muito ocupados. Como vai você?

-Estou um pouco triste... Sinto muito medo à noite, quando fico sozinha na minha cama, no escuro.

Tia Malu estremeceu. Ela sentia a mesma coisa!

-Explique como você se sente, disse, aproximando-se mais da menina.

-É como se alguma coisa muito ruim fosse acontecer ou então um perigo muito grande.

-Eu também sinto isso muitas vezes, sei como é...

-É mesmo? Você também sente isso? Pensei que só eu sentisse isso e tinha medo de falar com alguém.

-Não querida, quase todo mundo sente isso, mas ninguém fala, não sei por quê.

-É muito ruim sentir isso!

-Sim, eu sei. Mas penso que as coisas ruins devem ter uma razão para existir...

-Como assim?

-As coisas ruins não aparecem à toa. Talvez possamos aprender alguma coisa com elas.

-Não entendi.

-Por exemplo, quando eu sinto essas coisas ruins, esses medos, eu fico prestando atenção.

-Como assim, prestando atenção?

-É que normalmente, quando sentimos alguma sensação ruim, desagradável, o que fazemos? Tentamos nos distrair, falar com alguém sobre qualquer assunto, assistir TV, qualquer coisa para esquecer ou disfarçar. Mas aquilo fica lá, nos incomodando e acaba virando uma dor de cabeça ou um resfriado.

-É mesmo?

-É. Então eu percebi que se eu prestar atenção algo acontece!

-Acontece?

-Sim, aparece uma solução!

-Uma solução?

-Sim, a gente entende por que estava sentindo aquilo e então passa e sentimos um grande alívio!

-Como é que se faz isso?

-Agora, por exemplo, sente-se bem direitinha, respire bem fundo, fique bem quieta e preste atenção no que está sentindo.

A menina assim fez.

-Sinto um aperto no meu peito. E na cabeça. E sinto medo.

-Agora só relaxe e preste atenção, pedindo a seu anjo da guarda que te ajude a entender por que está sentindo isso.

A menina abriu os olhos:

-Anjo da guarda?

-Sim, depois eu te explico o que é anjo da guarda. Mas peça a ele.

-Está bem.

Fechou os olhinhos, sentou-se bem direitinha, respirou fundo e dali a pouco:

-Lembrei de quando eu estava na barriga de minha mãe. Estamos com medo e eu não sei por que.

-Muito bem. Você está no caminho certo. Continue respirando e pedindo para isso se resolva.

-Está melhorando. Acho que era a mamãe que estava com medo, e não eu.

Na hora seu rostinho se reanimou e os olhos voltaram a ficar brilhantes e espertos!

-Que legal, tia Malu! Gostei de aprender isso!

Deu um beijo na Tia Malu e saiu correndo para brincar.

A menininha brincou, brincou, até cansar. Aí ficou quietinha, pensando:

-O que será que é Anjo da Guarda? Vou perguntar a tia Malu da próxima vez que nos encontrarmos.

(Obrigada amigos! Amanhã tem mais! Abraço!)

Malu Thana Moraes
Enviado por Malu Thana Moraes em 10/08/2009
Reeditado em 13/12/2017
Código do texto: T1746454
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.