LUDOPÉDIO
Com o falecimento do publicitário Washington Olivetto, um dos ideólogos da chamada Democracia Corintiana, na década de 80, me ocorreu que existe um paralelo entre futebol e política.
1. Ao contrário da política, a torcida do Grêmio aceita democraticamente que o Inter use bandeira vermelha.
2. Pode-se cultuar a bandeira DO América Carioca, mas não pode ser considerado patriota bater continência para a bandeira DA América das treze listras vermelhas.
3. Um estudo recente realizado por várias universidades europeias e que mediu o desempenho matemático de 2.300 voluntários de idades diferentes, demonstrou que os canhotos obtiveram pontuações melhores nos problemas mais complexos, o que sugere que eles teriam habilidades cognitivas superiores.
4. Antigos jogadores com potentes chutes como Rivelino, Gerson, Neto, Quarentinha, Rivaldo, Roberto Carlos, Tostão, Éder Aleixo, Adriano, são alguns exemplos de potentes esquerdistas. Pelé era ambidestro.
5. Dos atuais; Gabigol, Ganso, Gustavo Scarpa, Felipe Luís são alguns exemplos de canhotos.
6. Marta, a rainha do futebol, é também canhota.
7. Já Felipe Melo, Fagner, Cicinho, Gabriel Mercado Waler Kannemann, entre outros, foram eleitos como os mais violentos e são todos destros.
8. Daniel Alves e Robinho são destros.
9. Durante boa parte da história da humanidade, quem utiliza o lado esquerdo foi vítima de preconceito cultural, social e religioso. Muitos pais até forçavam os filhos pequenos a usarem a direita contrariando a natureza.
10. No evangelho de Mateus, Jesus coloca os seguidores de Deus (ovelhas) à sua direita, e os não- seguidores (cabras), no lado esquerdo (Mateus 25:33). A Igreja Católica sustentou por mais de mil anos que todo canhoto havia sido criado pelo diabo, era obra do diabo, e que todo e qualquer canhoto era mau e diabólico.
11. Paradoxalmente, segundo Juízes 20.16 “Entre todo este povo havia setecentos homens escolhidos, canhotos, os quais atiravam com a funda uma pedra em um cabelo, sem errar”.
12. A propósito; eu sempre fui sinistro, desde meus velhos tempos de futebol.
OBS: LUDOPÉDIO: Designação antiga de futebol