Análise musical: Djavan, "Se..." – Parte II
Caro leitor... para obter sucesso máximo no entendimento desta análise é necessário o máximo de seu espírito crítico, idealismo romântico e, se possível, um copo de vodka com gelo.
Vamos agora, estrofe por estrofe, analisar esta bela canção de amor:
1. “Você disse que não sabe se não”
2. “Mas também não tem certeza que sim.”
* Atitude clássica da gordinha inconformada... é muito comum ver isso nas filas de lanchonetes:
- Gostaria de substituir a batata média pela grande??? Refrigerante diet ou normal???.
- Aaaaai.. eu... não sei se não... mas também não tenho certeza que sim... ou não... ou tenho...
3. “Quer saber? Quando é assim”
4. “Deixa vir do coração”
* Típico do metido a galanteador barato... enquanto a gordinha está em dúvida quanto à sua alimentação o malandro usa de um lirismo deprimente para tentar seduzir a moça... se isso fosse usado contra a Laurinha do Carrossel a resposta seria essa: “Isso é tão sentimental!”
5. “Você sabe que eu só penso em você”
* Aqui ele começa a se revelar um maníaco sexual... o cara fica fantasiando com a menina o dia inteiro!!! Alguns velhos boatos dizem que da música original foi modificada uma pequena parte devido à forte ditadura sexual da época... segue o suposto original a baixo...
* 5. “No banheiro eu só penso em você”
* Nesse “original” sim se concretizaria a idéia real da música e das reais intenções do rapaz...
6. “Você diz que vive pensando em mim”
* Nesse trecho a moçoila comprova sua falsidade... claramente ela utiliza a estratégia do marido desgastado pelas décadas de casamento para se afastar da verdade e satisfazer momentaneamente o lado oposto:
- Amoooor... sabia que eu te amo??? Querido... eu gosto tanto de ter você ao meu lado... meu amor... você não tem nem idéia do quanto eu...
- Tááááááááá... tudo bem... já sei.. eu também, eu também... a carteira está em baixo do travesseiro...
7. “Pode ser se é assim”
8. “Você tem que largar a mão do não”
* Este é um dos trechos mais complexos e um jogo de palavras muito bem elaborado... mas se torna simples se analisado com cuidado(encha o seu copo de vodka novamente por favor... se ainda não o tomou, vire imediatamente num gole só...). A menina se recusa a fazer sexo com o garoto (explicação mais à frente...) e oferece então uma solução... o sexo manual! O garoto concorda (“Pode ser...”) mas não satisfeito pede pelo sexo oral... perceba isso no jogo de palavras executado pelo compositor: quando ele diz “mão do não” ele usa de um recurso lingüístico que consiste num inteligente jogo de fonemas usando M’s e N’s... na verdade ele pede para a moça “largar a mão do meu”, para assim a moça ter uma única opção!
9. “Soltar essa louca, arder de paixão”
* De simples significado... a garota é alcoólatra! Ele diz para ela soltar essa louca... que louca??? A resposta está no fato de que o nosso herói já a viu muito bêbada e falando mais merda que Luciana Gimenez... e pela firmeza com que ele pede para ela “soltar essa louca” isso não aconteceu apenas uma vez... ou seja... pinguça de carteirinha!!! O pior de tudo é o fato de o nosso protagonista tentar se aproveitar da situação para poder se aproveitar dela que se aproveitou da bebedeira!!! Mais aproveitador impossível!!!
10. “Não há como doer para decidir”
* Em mais um ato desesperado tentando tirar o máximo de proveito (de novo!!!) o psicodélico garoto revela-nos um dos maiores motivos para a frustração de seus planos: a virgindade da menina!!! Ele tenta convencê-la a consumar a ação usando o subversivo argumento de que não dói nada... mentira dele!!!
11. “Só dizer sim ou não”
* O famoso cabeça dura, também chamado de 8 ou 80... com ele é “sim ou não”... esse tipo de pessoa costuma levar as suas decisões muito mais pelo impulso (no caso sexual) do que pela razão...
12. “Mas você adora um se...”
* Simples !!! A menina adora um “Se...”, logo ela é uma chantagista!!! Não entendeu??? Simples: a maioria das frases da língua portuguesa que são montadas com a conjunção “se” são de conteúdo “chantagísticos”...
- Só saio daqui se você...
- Se eles não forem comprar tequila eu...
...entre tantas outras!