UMA DATA COMEMORATIVA

Para comemorar uma das minhas datas festivas favoritas, a passagem do dia 15 para o dia16 de agosto, fui a uma das praias de Floripa, hospedando-me na ocasião em um dos hotéis da orla de Jurerê. Surpreendi-me com o cenário que ali presenciei. Vários homens de idade mais avançada do que a minha estavam ladeados por jovens mulheres. Caracas, comentei com minha esposa. Acho que descobrimos um hotel que tem em suas instalações uma fonte da juventude. Fiquei observando o que aqueles senhores faziam e, chamando o garção, meio intimidado confesso pelo ambiente e pelo valor das coisas, pedi que trouxesse exatamente o que eles consumiam. E haja bebidas caras, comidas especiais a exemplo de lagosta, caviar, camarão e muitos etceteras... Procurando onde ficava a fonte da juventude, sem a menor cerimônia caímos na piscina e tomamos banho de mar, esperando o milagre. Eita, nós, vamos ficar jovens. Na minha bestagem esperava que a juventude também alcançasse os homens e não somente as mulheres. Dia seguinte, acordei com uma baita ressaca, choramingando o valor da conta, quase estourando o cheque especial e o cartão de crédito, e abismei-me com a figura que me observava do outro lado do espelho. Santo Cristo! Alarmei. Acho que coloquei alguns anos acima dos meus 67 anos que estava comemorando. A realidade despencou sobre mim: o milagre parece que só acontecia com os ricos e com as mulheres. No café da manhã, os senhores ricos abancaram-se às mesas, alegres e cheios de energias, com suas companhias jovens. Não pude deixar de pensar: será o destino tão seletivo em benefícios para alguns homens quanto é a república dos bozos?