A CRISE NA POLÔNIA

Especialistas do governo da Polônia se reuniram para investigar o motivo da estagnação econômica e cultural daquele país.

A conclusão que chegaram é que a falta de VOGAIS é o principal fator.

A moeda da Polônia é o SLOTY ( com o “O”, uma vogal de verdade e o “Y”, uma vogal de mentirinha) enquanto que na comunidade europeia a moeda é o EURO com 3 vogais e apenas 1 consoante e por isso mesmo muito mais forte.

Concluíram ainda que os principais portos da Polônia são GDYNYA, GDANSK E SZCZECIN, que com esses nomes pequenos e quase sem vogal só cabem “SHIPs”.

É impossível atracar na Polônia um TRANSATLÂNTICO com suas 5 vogais; que vão aportar em Aarhus,- Dinamarca, em Antuérpia- Holanda; Liverpool – Inglaterra ou Barcelona - Espanha; todos com nomes grandes e cheios de vogais.

O encarregado para resolver o assunto, o ex-premiê Kaczyńsk, (pessoalmente interessado no assunto) decidiu mandar uma missão ao Brasil, com o objetivo de conseguir algumas vogais no “PAÍS TUPINIQUIM” ( só aí já conseguiram 1 “A”, 2 “Us” e 4 “Is”).

O chefe da missão era um senhor de nome SZCZEBRZESZYN auxiliado pelo cineasta KRZYSZTOF KIEŚLOWSKI.

Eles embarcaram no aeroporto de “BYDGOSZCZ–SZWEDEROWO” e ficaram de “boca aberta” com a profusão de vogais (19) quando desembarcaram no nosso “AEROPORTO INTERNACIONAL ANTONIO CARLOS JOBIM”.

De pronto, a missão conseguiu comprar 4 vogais das Lojas “RIACHUELO” que passou a se chamar “RCHLO”( confiram) . Não se sabe porque, o dono das lojas, o empresário Flávio Rocha, não quis vender também a vogal “O”.

KRZYSZTOF KIEŚLOWSKI trocou seu nome para AUSTREGÉSILO DE ATHAYDE e ficou se sentindo o mais rico polonês com as suas 11 vogais, enquanto que SZCZBRESZYN passou a se chamar AARÃO e se contentou com as 4 vogais e apenas uma consoante.

Finalmente, decidiram comprar os direitos autorais de alguns nomes e coloca-los nos portos poloneses que vão passar a se chamar “BALNEARIO DE CAMBORIU” ( 10 vogais) , NOVA CARAGUATATUBA (9 vogais) e “ITAQUAQUECETUBA MIRIM” (11 vogais).

Por fim compraram até a expressão “DIREITOS AUTORAIS” com suas 9 vogais que passará a designar as províncias polonesas, hoje chamadas de “WOJEWÓDZTWO”.

Wilson Rodrigues Pereira (10 vogais)

Wilson Pereira
Enviado por Wilson Pereira em 23/06/2021
Reeditado em 23/06/2021
Código do texto: T7285438
Classificação de conteúdo: seguro