Filósofos de Botecos e outros Bichos

A Fala dos Humildes

- ano de eleição, cumpade! Cê sabe que seu nome é forte, aqui na cidade...

- bondade sua, cumpade. Mais num sô não.

- Sim, é. De criança a idoso, num tem quem num saiba quem é Minervino, o Vino da mecânica, funilaria, pintura, martelinho de ouro e borracharia "Granizo e Pregos Amigos".

- será. Ninguém conhece ninguém, cumpade.

- as únicas pessoas que vosmecê num conhece é a Prefeita, acesoros e os funçonáros deles.

- quem disse que num conheço. Tão todo dia aqui com os carros quebrados. Os nomes tão na ponta da língua.

- uai, sô; então eles existem?! Num são fantasmas, não. Que bão, cumpade! Queria cunhecê 1 deles, tô doidim, doidim pruma selfie.

Conforme o Recomendado

Dos 11 que tenho, no nascimento do último filho, que é uma moça lindíssima e graúda de tudo, o médico disse para minha esposa que parasse por ali, porque mais gravidez (aqui na região agente fala buchuda, prenha, roliça, etc) era risco de morte. Reforçou dizendo que a coisa era séria e que ela tomasse os devidos cuidados. Se quisessemos, castrava um ou os dois. Eu heim, macho castrado, nem cachorro!

Bem, como solução e preservação de sua existência, resolvemos nos separar: ela em um quarto; eu em outro.

Primeiro, segundo, terceiro dia...; quarto, tudo respeitosamente, bem. Viver é mais importante, penso eu.

Até que certa noite ouço passos no corredor. Quem era, chorava desesperada. Perguntei quem estava lá e veio a resposta, que era ela. Ouvindo sofrimento da coitada, abri a porta. Indaguei: "o que cê qué, Juventina"?

- morrê, quero, quero, quero morrê, Izé!! - e batia os pezinhos no assoalho de tábua. Ela sabia que eu não negava, ao contrário, pregava fogo na buneca.

Dali uns meses convidei os amigos e parentes para o velório da falecida minha mulher. E eu pensava que viver é melhor que morrer! A vida tem cada coisa nesse mundo de meu Deus, que é só Jesus na causa!

Sobre o Isolamento devido a proliferação do Corona

- cumpade Chiquim, cê num vai se isola, não; fi de Deus? O bicho, ou mió, o vírus tá pegano. Tá matano que só!

- oia cumpade, quem anda amarrado é junta de boi marcado; ou gomo de linguiça, que vive um pendurado no outro, de cabeça pra baixo na vara do jirau. Sempre fui livre e desimpedido, meu fi...; sobre mim, patrão não munta sem boa e leve montaria. E se muito le pido, pare com a latumia de falá nesse troço; que é pobrema dos omis de ciênça. Chega, já dio en las pelotitas, arregaçó los granos, bien arregaçado.

- espanholado, agora, é? Ô, ominho arrogante e mal educado, oxente!!

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 14/03/2020
Reeditado em 14/03/2020
Código do texto: T6887642
Classificação de conteúdo: seguro