O caso da Porquinha, Miqueia

O fulano estava com os documentos da Rural 69, atrasados a anos. Pneus carecas, lisos, feito testa de velho. A pintura descascando. Bancos retorcidos. Estofamento mofo. Motor ratiando; contudo, era a ferramenta de trabalho daquele pedreiro, jardineiro, leiteiro e boêmio Ricardão, gente boa das madrugadas.

Trafegando pela Rodovia dos Desvalidos, na altura do km 69, foi pêgo numa blitz. Após feita a vistoria prévia, o policial dirige-se ao fulano:

- documentos, senhor!

- quais?

- todos. Vamos!

- é o que tenho.

- todo esse tempo vencido?

- nem sabia...

- vou multá-lo; aí ficará sabendo.

- por favor, espere um minuto, eu imploro, senhor Guarda.

Foi até o porta-malas e após uma série de pancadas com a marreta de 2 quilos, conseguiu abri-lo e tirou de lá, um bichinho novo em folha.

- o que é isso, cidadão?

- uma porquinha adestrada, treinada para muitas finalidades. Seu nome é Miqueia.

- como assim?

- ser guia de cego, é uma das atividades.

- suborno, corrupcão, é?

- não senhor, longe disso. Sabe, se existe cão, por que não porco-guia de cego? A espécie animal não é tão importante, como os caminhos por quais ela caminha. Prazer, eu, você e a Miqueia, somos de mesma nacionalidade; ou brasileiros, por certo. Os entendidos ficam nessa latumia de direita, centro, esquerda, Bolsonaro, negro, azul, politicamente correto, branco, rosa, bulingue, Lula e outras patacoadas mais, mas somos família. Passar bem; nem me viu, amigo!

Pasmo, ao ver o fulano com seu carro fumaçando a atmosfera, longe de seu alcance, o policial confessou ao comandante: "quanta verdade ouvi do Caipira da porquinha, Miqueia, Comandante. Pediu que lhe entregasse como presente de natal, poderá lhe ser útil neste fim de ano.

- que isso? O que esse bicho tá fazendo, aqui?

- Só não gostei de ele não ter trazido uma para mim.

- por isso, não. É sua.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 06/12/2019
Reeditado em 06/12/2019
Código do texto: T6812094
Classificação de conteúdo: seguro