3 Atividades que dão Trabalho

Eu, com meus mais de 1,25 e menos que1,27 m, um bruto e resistente toco de aroeira de amarrar jegue, como diziam lá pelas bandas que nasci, trabalhei desde cedo. Com sol ou com chuva, encarava qualquer parada. Ordem de serviço disparada, era dever cumprido.

Tornei-me tão ativo no trabalho, que aposentei com quarenta e poucos anos. Sempre aproveitando o tamanho e ligeireza, dentre as atividades que exerci durante longos anos, cito: Pintor de Rodapé; nessa fui muito hábil no manejo de latas de 18l, escadas, pinceis, lixas, etc; e o tamanho contribuiu bastante.

- contratado por agências preparadoras de festas quaisquer, como Peidoreiro. Quando a empresa contratada queria diminuir os gastos, espantando os convidados mais cedo, eu e mais outros amigos engravados e vestidos à caráter, infiltravamos na festa, cuja finalidade era espantar os convivas. Como é de conhecimento do leitor, suportamos o nosso, mas peido dos outros cheira morte.

E por fim, a terceira profissão era meio arriscada, mas me dei bem levando recado para puta. Operando junto cabarés, boates, casas noturnas e até mesmo em família, fui um correspondente à serviço do silêncio e anonimato. Em registro em Carteira, essa atividade profissional era chamada de Pombo Correio de Alto e Baixo Meretrício.

Naquele tempo a linguagem no Brasil era o português e nada de inglesismos de bulling, nada de discriminação, zero processo judicial; então agente pequeno por natureza, levava numa boa quando diziam que as 3 atividades acima, são profissões de baixinho; mas se me chamasse de anão, virava uma fera. Prevendo que o leitor é um gigante, a maior alegria do baixinho é quando aparece na roda um menor que ele. É uma festa; aliás, o mesmo se aplica ao pobre, quando vê outro mais pobre: se não houver morte, tornam-se amigos de tamborete de cozinha.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 21/10/2018
Reeditado em 23/10/2018
Código do texto: T6481872
Classificação de conteúdo: seguro