LEITE MATERNO OU MAMADEIRA (FAQ culinário 2 - as perguntas culinárias mais frequentes)

Pedro! Não sei se você é a pessoa certa para responder. Mas estou na frente do computador e sem ter nada de importante para fazer. Por isso arrisco perguntar. Amamento meu bebê já há dois meses. Ele é lindo, forte e vende saúde. Mas agora preciso voltar a trabalhar. Até gostaria, mas vai ser impossível cuidar dele durante o dia. Pergunto. Será que não poderia aleitá-lo pela manhã, antes de sair para o trabalho e à noite quando de meu retorno à casa. Será que minha mãe não poderia dar-lhe algumas mamadeiras durante o dia? Será que isso causaria muito prejuízo para o garoto? Lucinéia de Sá Ulpião Sobreiro.

Mamãe Lucinéia. Não faça isso. Não mesmo. Apesar dos rudimentos de nutrição que tenho, sei e posso afirmar que o leite materno é o melhor alimento para a criança em tenra idade. E não deve nunca ser substituído. Sejam quais forem os motivos. Mas além desse aspecto nutricional, outro não deve ser esquecido. A criança cuja mãe nega o peito, sente-se desconfortável. Sentindo-se só e inconformada, chora adoidada. Um grande número continua o berreiro pelo resto da vida. Quando crescem passam a compor, tocar e cantar. Claro que sua atividade nada tem a ver nem se confunde com o que chamamos de música. É gritaria pura. Maluca. Sem qualquer vestígio melódico. Atazanante. Mas muitas, as mais desesperadas, encontram incomum receptividade perante antigos bebês igualmente abandonados e fazem enorme sucesso, ganham uma quantidade gigantesca de dinheiro e continuam a atormentar a todos durante toda a vida. Por isso tudo devo pedir-lhe que não abandone seu filho. Dê-lhe todo o leite que puder. Você estará impedindo que outro delinqüente infernize o mercado musical. Garanto-lhe que todos sairemos ganhando. Um abraço carinhoso. Pedro.